A LEITURA LÚDICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43466 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 171 "inscrito_id" => 207 "titulo" => "A LEITURA LÚDICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS" "resumo" => "Os pais em sua maioria ao colocar a criança na escola preocupa-se logo com a questão do letramento. As escolas em sua maioria procura alcançar essa meta estimulando desde cedo atividades de leitura e escrita, como forma de satisfazer os pais e ou de mostrar para eles a competência de seu quadro de professores e de seus métodos. O letramento precoce tem gerado controvérsias no meio das pesquisas sobre educação infantil, pois de fato o que é mais importante? Aprender a ler e escrever ou desenvolver atividades lúdicas que estimulem a criatividade da criança? O objetivo do trabalho foi verificar a importância da leitura lúdica nas séries iniciais do ensino fundamental, como ferramenta necessária para iniciar a criança no mundo das letras de forma prazerosa e não precoce. A pesquisa foi realizada na cidade de Brejo do Cruz – PB em duas escolas municipais da região. Constatou-se que ao brincar, ao se divertir com as histórias apresentadas pelas professoras, através da contação de histórias, dos livros ilustrados, dos vídeos entre outros recursos utilizados para a leitura de forma lúdica, as crianças aprendem a respeitar regras, ampliar o relacionamento social, a respeitarem a si mesmo e aos outros, a se expressarem com maior facilidade, entre outras habilidades. Concluiu-se que para atender à curiosidade das crianças, a leitura e a escrita devem ser encaradas como um processo, explorando-as, sem, contudo, ter objetivo e compromisso de fazer a criança chegar ao final dessa etapa lendo e escrevendo de forma superficial e sem respeito às suas necessidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 05. A Leitura Lúdica na Educação Básica" "palavra_chave" => "LEITURA LÚDICA, LETRAMENTO PRECOCE, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA5_ID207_24052018205354.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY DELANE GOMES DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "DELANE" "autor_email" => "mdgc09@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43466 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 171 "inscrito_id" => 207 "titulo" => "A LEITURA LÚDICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS" "resumo" => "Os pais em sua maioria ao colocar a criança na escola preocupa-se logo com a questão do letramento. As escolas em sua maioria procura alcançar essa meta estimulando desde cedo atividades de leitura e escrita, como forma de satisfazer os pais e ou de mostrar para eles a competência de seu quadro de professores e de seus métodos. O letramento precoce tem gerado controvérsias no meio das pesquisas sobre educação infantil, pois de fato o que é mais importante? Aprender a ler e escrever ou desenvolver atividades lúdicas que estimulem a criatividade da criança? O objetivo do trabalho foi verificar a importância da leitura lúdica nas séries iniciais do ensino fundamental, como ferramenta necessária para iniciar a criança no mundo das letras de forma prazerosa e não precoce. A pesquisa foi realizada na cidade de Brejo do Cruz – PB em duas escolas municipais da região. Constatou-se que ao brincar, ao se divertir com as histórias apresentadas pelas professoras, através da contação de histórias, dos livros ilustrados, dos vídeos entre outros recursos utilizados para a leitura de forma lúdica, as crianças aprendem a respeitar regras, ampliar o relacionamento social, a respeitarem a si mesmo e aos outros, a se expressarem com maior facilidade, entre outras habilidades. Concluiu-se que para atender à curiosidade das crianças, a leitura e a escrita devem ser encaradas como um processo, explorando-as, sem, contudo, ter objetivo e compromisso de fazer a criança chegar ao final dessa etapa lendo e escrevendo de forma superficial e sem respeito às suas necessidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 05. A Leitura Lúdica na Educação Básica" "palavra_chave" => "LEITURA LÚDICA, LETRAMENTO PRECOCE, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA5_ID207_24052018205354.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY DELANE GOMES DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "DELANE" "autor_email" => "mdgc09@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }