SPINELLI, Mirna. Letramento literário e o leitor em construção. Anais II CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/43536>. Acesso em: 24/11/2024 21:28
Há muitos debates e discussões que envolvem o letramento. O conceito, que até então repercutia como inovação para muitos, tem sido extensamente divulgado no ambiente acadêmico e escolar. O que antes era considerado como uma simples novidade, destacou-se dentro dos espaços nos cursos de formação de professores e em pesquisas acadêmicas, desta forma, o letramento torna-se pertencente à sociedade. Julgando que a escrita conduz todo a vivência das pessoas. Assim, as práticas sociais que vinculam a leitura e a produção de textos em contextos diferenciados são designados letramento. Dentro desses contextos, a literatura tem posição destacada porque introduz o leitor para o domínio da palavra a partir dela mesma. O letramento literário discorda de outras formas de letramento porque a literatura abrange lugar singular relativo à linguagem. Segundo Cosson, ela é apta de “tornar o mundo compreensível transformando a sua materialidade em palavras de cores, odores, sabores e formas intensamente humanas”. Dentro desses contextos, a literatura tem posição destacada porque introduz o leitor para o domínio da palavra a partir dela mesma. Sendo assim, o letramento literário demanda das escolas um comportamento individualizado que ressalte a experiência da literatura. Uma forma de propiciar tal conhecimento são as oficinas de leituras, sendo as mesmas, capazes de distender a habilidade leitora dos alunos por meio de estratégias exclusivas.