FELIPE, Valmira Lúcia Matias. Projeto de letramento: areia respira história. Anais II CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/43596>. Acesso em: 24/11/2024 21:02
O presente artigo é resultado de estudos e reflexões sobre eventos e práticas de letramento, como também de uma vivência com o gênero relato de experiência a partir do projeto de letramento Areia respira história, no qual buscamos relacionar os conteúdos abordados em sala de aula às vivências significativas e aprendizagens que favorecem o letramento dos alunos. Sendo assim, os alunos desenvolveram pesquisas sobre o município de Areia e sobre Pedro Américo de Almeida, participaram de uma aula de campo, na qual tiveram a oportunidade de visitar engenhos, senzalas, casas grandes e fizeram uma relação do conteúdo abordado em sala de aula com as vivências da aula de campo. Por último, os alunos escreveram e reescreveram relatos de experiência com o projeto de letramento proposto. Portanto, obtivemos como resultados desse projeto de letramento, o fato dos alunos darem significado à escrita, por ser resultado de uma experiência significativa, como também o cuidado ao escrever, pois eles tiveram leitores reais para os seus textos que foram expostos pela escola para que pais e alunos de outras séries pudessem ler. Concluímos afirmando que a escola deve buscar de forma objetiva incluir no seu cotidiano as práticas de letramento, para que os sujeitos que por ela são formados deem significado à escrita e possam efetivamente serem letrados e capazes de circular pelas esferas de letramento presentes na sociedade contemporânea.