PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: A AVALIAÇÃO FORMATIVA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44998 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 294 "inscrito_id" => 1384 "titulo" => "PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: A AVALIAÇÃO FORMATIVA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "Ainda que muitas discussões se debrucem na área da educação e inclusão é impossível dizer que não exista mais espaço para debater e buscar novas respostas. O presente artigo tem como objetivo discutir alguns desafios dentro da educação inclusiva entrelaçando com uma teoria ligada à psicologia da educação, a avaliação formativa, com finalidade de apanhar estratégias para situar alunos que estão enquadrados nessa modalidade. Para isso serão levantadas questões de empecilhos encontrados nas mais diversas tentativas de inclusão no contexto escolar, colocando como hipótese para amenizar situações envolvidas o uso das ferramentas Erro e Feedback. A pesquisa de cunho bibliográfico qualitativo se sustenta em teóricos como Mantoan (2003), Luckesi (1998) Lopes & Silva (2001), a Lei de Diretrizes e Bases Educacionais, Brasil (1996) entre outros" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, DESAFIOS, ERRO, FEEDBACK" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA23_ID1384_21072018145401.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ORLANDO DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "ORLANDO NETO" "autor_email" => "orlandosilva47@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44998 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 294 "inscrito_id" => 1384 "titulo" => "PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: A AVALIAÇÃO FORMATIVA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "Ainda que muitas discussões se debrucem na área da educação e inclusão é impossível dizer que não exista mais espaço para debater e buscar novas respostas. O presente artigo tem como objetivo discutir alguns desafios dentro da educação inclusiva entrelaçando com uma teoria ligada à psicologia da educação, a avaliação formativa, com finalidade de apanhar estratégias para situar alunos que estão enquadrados nessa modalidade. Para isso serão levantadas questões de empecilhos encontrados nas mais diversas tentativas de inclusão no contexto escolar, colocando como hipótese para amenizar situações envolvidas o uso das ferramentas Erro e Feedback. A pesquisa de cunho bibliográfico qualitativo se sustenta em teóricos como Mantoan (2003), Luckesi (1998) Lopes & Silva (2001), a Lei de Diretrizes e Bases Educacionais, Brasil (1996) entre outros" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, DESAFIOS, ERRO, FEEDBACK" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA23_ID1384_21072018145401.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ORLANDO DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "ORLANDO NETO" "autor_email" => "orlandosilva47@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }