BEZERRA, Adriana Da Silva Velozo. Quando a matemática desperta para a emoção. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/45003>. Acesso em: 25/11/2024 00:58
O presente trabalho apresenta a reflexão sobre as contribuições da Educação Emocional para o ensino da disciplina de matemática. Após participarmos do curso de Formação em Educação Emocional ofertado pela Secretaria de Educação da cidade de Queimadas – PB, em parceria com o Núcleo de Educação Emocional da Universidade Federal da Paraíba, passamos a refletir sobre nossa prática docente, buscando novas estratégias para proporcionar aos nossos alunos uma experiência mais agradável e prazerosa em relação aos conteúdos matemáticos. A Educação Emocional é um processo de formação humana que se realiza ao longo da existência do sujeito, por meio da qual é possível desenvolver habilidades socioemocionais e proporcionar bem estar. Sendo assim, destacamos o fato de no ensino e aprendizagem da matemática não ser levado em consideração a dimensão emocional, no entanto, esta disciplina pode despertar em alguns alunos emoções como medo, raiva e tristeza, levando a sentimentos de frustração. Portanto, é necessário analisar e refletir sobre a prática docente utilizada em sala, buscando proporcionar aos alunos um ambiente favorável a aprendizagem.