A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45532 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3969 "inscrito_id" => 11097 "titulo" => "A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Na busca de saber a importância do afeto na relação entre professor e aluno, descobriu-se que a afetividade já foi bastante estudada e considerada como um dos fatores a ser desenvolvido nessa relação, pois é através das interações sociais que se constrói a aprendizagem. O professor pode ter uma postura de facilitador, estimulando o processo de aprendizagem ou bloqueando o desenvolvimento desse sujeito em construção. Os sentimentos são um dos elementos que constituem o ser humano, de forma que não podem ser negligenciados e sim desenvolvidos, pois fazem parte de suas habilidades e competências altamente valorizadas na atualidade. A afetividade está constantemente presente na vivência da criança, independente de sua origem, gênero ou classe social. Sabemos que as pessoas aprendem de diversas formas e diferentemente umas das outras. Há, sempre, um entrelaçamento entre a cognição e a emoção e isto tem uma implicação direta e significativa na relação entre o ensino e a aprendizagem. Não se pode desta forma, pensar o processo de ensino/aprendizagem somente do ponto de vista cognitivo, pois sabe-se, hoje, que a afetividade é parte integrante de todo este processo. Aprende-se melhor quando se considera os aspectos afetivos nas relações. A afetividade, além de permear toda a relação entre professor e aluno, está presente nas decisões pedagógicas entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Por meio das interações sociais, os indivíduos apropriam-se dos elementos culturais construídos pelo homem ao longo da história e se desenvolvem. Além disso, assume-se que a afetividade tem um papel fundamental para o desenvolvimento do indivíduo. Deve-se considerar, portanto, o clima de aprendizagem, o conteúdo, as expectativas do professor, as interações na sala de aula, a motivação entre outros. Este presente estudo tem como objetivo verificar as concepções afetivas em sala de aula e refletir sobre as implicações e influências da relação professor e aluno no processo educacional da criança. Tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, os materiais bibliográficos foram selecionados a partir da afinidade com o tema da pesquisa. Sabemos que as pessoas aprendem de diversas formas e diferentemente umas das outras. Há, sempre, um entrelaçamento entre a cognição e a emoção e isto tem uma implicação direta e significativa na relação entre o ensino e a aprendizagem. Não se pode desta forma, pensar o processo de ensino/aprendizagem somente do ponto de vista cognitivo, pois se sabe, hoje, que a afetividade é parte integrante de todo este processo. Aprende-se melhor quando se considera os aspectos afetivos nas relações. A afetividade, além de permear toda a relação entre professor e aluno, está presente nas decisões pedagógicas entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Por meio das interações sociais, os indivíduos apropriam-se dos elementos culturais construídos pelo homem ao longo da história e se desenvolvem. Além disso, assume-se que a afetividade tem um papel fundamental para o desenvolvimento do indivíduo. Deve-se considerar, portanto, o clima de aprendizagem, o conteúdo, as expectativas do professor, as interações na sala de aula, a motivação entre outros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional" "palavra_chave" => "AFETIVIDADE, ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSOR-ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA18_ID11097_17092018151959.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA APARECIDA DAS GRAÇAS " "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "nandaprofono@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45532 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3969 "inscrito_id" => 11097 "titulo" => "A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Na busca de saber a importância do afeto na relação entre professor e aluno, descobriu-se que a afetividade já foi bastante estudada e considerada como um dos fatores a ser desenvolvido nessa relação, pois é através das interações sociais que se constrói a aprendizagem. O professor pode ter uma postura de facilitador, estimulando o processo de aprendizagem ou bloqueando o desenvolvimento desse sujeito em construção. Os sentimentos são um dos elementos que constituem o ser humano, de forma que não podem ser negligenciados e sim desenvolvidos, pois fazem parte de suas habilidades e competências altamente valorizadas na atualidade. A afetividade está constantemente presente na vivência da criança, independente de sua origem, gênero ou classe social. Sabemos que as pessoas aprendem de diversas formas e diferentemente umas das outras. Há, sempre, um entrelaçamento entre a cognição e a emoção e isto tem uma implicação direta e significativa na relação entre o ensino e a aprendizagem. Não se pode desta forma, pensar o processo de ensino/aprendizagem somente do ponto de vista cognitivo, pois sabe-se, hoje, que a afetividade é parte integrante de todo este processo. Aprende-se melhor quando se considera os aspectos afetivos nas relações. A afetividade, além de permear toda a relação entre professor e aluno, está presente nas decisões pedagógicas entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Por meio das interações sociais, os indivíduos apropriam-se dos elementos culturais construídos pelo homem ao longo da história e se desenvolvem. Além disso, assume-se que a afetividade tem um papel fundamental para o desenvolvimento do indivíduo. Deve-se considerar, portanto, o clima de aprendizagem, o conteúdo, as expectativas do professor, as interações na sala de aula, a motivação entre outros. Este presente estudo tem como objetivo verificar as concepções afetivas em sala de aula e refletir sobre as implicações e influências da relação professor e aluno no processo educacional da criança. Tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, os materiais bibliográficos foram selecionados a partir da afinidade com o tema da pesquisa. Sabemos que as pessoas aprendem de diversas formas e diferentemente umas das outras. Há, sempre, um entrelaçamento entre a cognição e a emoção e isto tem uma implicação direta e significativa na relação entre o ensino e a aprendizagem. Não se pode desta forma, pensar o processo de ensino/aprendizagem somente do ponto de vista cognitivo, pois se sabe, hoje, que a afetividade é parte integrante de todo este processo. Aprende-se melhor quando se considera os aspectos afetivos nas relações. A afetividade, além de permear toda a relação entre professor e aluno, está presente nas decisões pedagógicas entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Por meio das interações sociais, os indivíduos apropriam-se dos elementos culturais construídos pelo homem ao longo da história e se desenvolvem. Além disso, assume-se que a afetividade tem um papel fundamental para o desenvolvimento do indivíduo. Deve-se considerar, portanto, o clima de aprendizagem, o conteúdo, as expectativas do professor, as interações na sala de aula, a motivação entre outros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional" "palavra_chave" => "AFETIVIDADE, ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSOR-ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA18_ID11097_17092018151959.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA APARECIDA DAS GRAÇAS " "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "nandaprofono@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }