TEOREMA DE PITÁGORAS: UMA ANÁLISE DOS RECORTES HISTÓRICOS APRESENTADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49084 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1928 "inscrito_id" => 7057 "titulo" => "TEOREMA DE PITÁGORAS: UMA ANÁLISE DOS RECORTES HISTÓRICOS APRESENTADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS" "resumo" => "A pesquisa em pauta visa analisar se os Livros Textos, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PLND), fazem algum tipo de incursão histórica ao apresentar o Teorema de Pitágoras e de que maneira esse recorte é tratado com vistas a favorecer a aprendizagem significativa na perspectiva ausubeliana. Discute-se a centralização exagerada dos Livros Textos como único recurso didático e em contrapartida aponta-se para a necessidade do uso diversificado de materiais didáticos. Por se tratar de um estudo de caso qualitativo, foram estabelecidas as seguintes categorias de análise quanto à utilização do contexto histórico: como recurso didático e como mera curiosidade. Foram analisados 8 dos 11 volumes do 9º ano do Ensino Fundamental, propostos para o triênio 2017 a 2019, os quais na sua grande maioria podem ser considerados como materiais potencialmente significativos, muito embora se tenha observado que faltam alguns conceitos básicos na composição do conhecimento apresentado nos contextos históricos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, TEOREMA DE PITÁGORAS, MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID7057_24102018173738.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTTA MAYOLLINNY GONÇALVES DE ARRUDA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ROBERTTA MEDEIROS" "autor_email" => "linny_goncalves@hotmail.c" "autor_ies" => "EIKON BRASIL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49084 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1928 "inscrito_id" => 7057 "titulo" => "TEOREMA DE PITÁGORAS: UMA ANÁLISE DOS RECORTES HISTÓRICOS APRESENTADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS" "resumo" => "A pesquisa em pauta visa analisar se os Livros Textos, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PLND), fazem algum tipo de incursão histórica ao apresentar o Teorema de Pitágoras e de que maneira esse recorte é tratado com vistas a favorecer a aprendizagem significativa na perspectiva ausubeliana. Discute-se a centralização exagerada dos Livros Textos como único recurso didático e em contrapartida aponta-se para a necessidade do uso diversificado de materiais didáticos. Por se tratar de um estudo de caso qualitativo, foram estabelecidas as seguintes categorias de análise quanto à utilização do contexto histórico: como recurso didático e como mera curiosidade. Foram analisados 8 dos 11 volumes do 9º ano do Ensino Fundamental, propostos para o triênio 2017 a 2019, os quais na sua grande maioria podem ser considerados como materiais potencialmente significativos, muito embora se tenha observado que faltam alguns conceitos básicos na composição do conhecimento apresentado nos contextos históricos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, TEOREMA DE PITÁGORAS, MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID7057_24102018173738.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTTA MAYOLLINNY GONÇALVES DE ARRUDA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ROBERTTA MEDEIROS" "autor_email" => "linny_goncalves@hotmail.c" "autor_ies" => "EIKON BRASIL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }