A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL PARA INCLUSÃO NO PERÍODO DE 2007 A 2017
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46106 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3960 "inscrito_id" => 9662 "titulo" => "A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL PARA INCLUSÃO NO PERÍODO DE 2007 A 2017" "resumo" => "Este texto tem como objetivo analisar as produções acadêmicas que exploram relações entre gestão educacional e inclusão, com base em dissertações e teses, artigos de periódicos e anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) totalizando 30 documentos. O foco aqui aprofundado originou-se de Estado da Arte sobre gestão para inclusão em escolas públicas, que abrangeu o período entre os anos de 2007 a 2017 e reuniu 84 fontes documentais. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva indica à inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, garantindo entre outras diretrizes o Atendimento Educacional Especializado – AEE nas escolas e visando uma educação de respeito às diferenças e valorização de suas habilidades. (Portaria de nº 948/2007). A partir da identificação de eixos temáticos aglutinadores da produção em pauta, o texto busca explicitar contribuições teórico-metodológicas das pesquisas para compreensão da referida temática, bem como apontar eventuais subsídios para gestores educacionais e escolares. Verificou-se que, embora ainda incipiente investigação que se dedicam a analisar os desafios, entraves e conquistas da Educação Especial na perspectiva da Inclusão, tendo em vista a centralidade que o tema vem conquistando nas diretrizes políticas da área da educação. O gestor nesse processo passa a ser o articulador de ações que possibilitem na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, a democratização do ensino, fazendo parte deste processo de democratização, com acesso e meios que possibilitem a participação e aprendizagem dos alunos público alvo da Educação Especial), pois as lacunas existentes entre a ausência de conhecimento dos profissionais da educação a respeito das leis e marcos legais que garantem as pessoas com deficiência, o acesso à educação e Atendimento Educacional Especializado (AEE), precisa ser contemplado no PPP, a gestão tem um papel importante na implantação de uma escola inclusiva, delineando de forma coletiva, com a equipe pedagógica, professores e comunidade escolar, respeitando as necessidades e especificidades dos alunos, conforme preconiza a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva (PNEEPEI) de 2008." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL, GESTÃO EDUCACIONAL, INCLUSÃO EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID9662_17092018145615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE VIEIRA ARAÚJO ANUNCIAÇÃO" "autor_nome_curto" => "DANIELE" "autor_email" => "dani_varaujo@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46106 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3960 "inscrito_id" => 9662 "titulo" => "A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL PARA INCLUSÃO NO PERÍODO DE 2007 A 2017" "resumo" => "Este texto tem como objetivo analisar as produções acadêmicas que exploram relações entre gestão educacional e inclusão, com base em dissertações e teses, artigos de periódicos e anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) totalizando 30 documentos. O foco aqui aprofundado originou-se de Estado da Arte sobre gestão para inclusão em escolas públicas, que abrangeu o período entre os anos de 2007 a 2017 e reuniu 84 fontes documentais. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva indica à inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, garantindo entre outras diretrizes o Atendimento Educacional Especializado – AEE nas escolas e visando uma educação de respeito às diferenças e valorização de suas habilidades. (Portaria de nº 948/2007). A partir da identificação de eixos temáticos aglutinadores da produção em pauta, o texto busca explicitar contribuições teórico-metodológicas das pesquisas para compreensão da referida temática, bem como apontar eventuais subsídios para gestores educacionais e escolares. Verificou-se que, embora ainda incipiente investigação que se dedicam a analisar os desafios, entraves e conquistas da Educação Especial na perspectiva da Inclusão, tendo em vista a centralidade que o tema vem conquistando nas diretrizes políticas da área da educação. O gestor nesse processo passa a ser o articulador de ações que possibilitem na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, a democratização do ensino, fazendo parte deste processo de democratização, com acesso e meios que possibilitem a participação e aprendizagem dos alunos público alvo da Educação Especial), pois as lacunas existentes entre a ausência de conhecimento dos profissionais da educação a respeito das leis e marcos legais que garantem as pessoas com deficiência, o acesso à educação e Atendimento Educacional Especializado (AEE), precisa ser contemplado no PPP, a gestão tem um papel importante na implantação de uma escola inclusiva, delineando de forma coletiva, com a equipe pedagógica, professores e comunidade escolar, respeitando as necessidades e especificidades dos alunos, conforme preconiza a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva (PNEEPEI) de 2008." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL, GESTÃO EDUCACIONAL, INCLUSÃO EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID9662_17092018145615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE VIEIRA ARAÚJO ANUNCIAÇÃO" "autor_nome_curto" => "DANIELE" "autor_email" => "dani_varaujo@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }