A ARTE DE ENCANTAR, O CONTO DA RODA COLETIVA: APONTAMENTOS NO CMEI CARLOS MARINHO FALCÃO EM FEIRA DE SANTANA-BA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45551 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 729 "inscrito_id" => 4523 "titulo" => "A ARTE DE ENCANTAR, O CONTO DA RODA COLETIVA: APONTAMENTOS NO CMEI CARLOS MARINHO FALCÃO EM FEIRA DE SANTANA-BA" "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e de campo desenvolvida a partir de literatura que traz o conto como elemento essencial para a leitura e a escrita marcado pelo momento da rotina do Centro Municipal de Educação Infantil Carlos Marinho Falcão localizado em Feira de Santana na Bahia. Traçam-se como objetivos: Analisar como o trabalho pedagógico, com diferentes tipos de contos apesentados na roda coletiva pode contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita na perspectiva do letramento dos discentes da Educação Infantil. O artigo foi alicerçado nas pesquisas bibliográficas e de campo, em que foram utilizadas citações de diversos autores e legislações que fundamentam a lectoescrita. Nos resultados e discussões aponta-se como é imprescindível, que no ambiente pedagógico é necessário um clima favorável à leitura, marcado por interações abertas e democráticas. A roda coletiva é um momento propício a esta interação, pois todas as crianças do CMEI estão ali reunidas, interações estas que vão permitir muitas leituras de um mesmo texto, por sujeitos que têm histórias, competências, interesses valores e crenças diferentes.Neste contexto, acredita-se que além de informar ou instruir, os livros podem dar prazer, encontrarmos meios de mostrar isso à criança, automaticamente ela vai se interessar pelas leituras. Tudo estar em ter a chance de conhecer a grande magia dos diversos tipos de contos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CONTO, RODA COLETIVA, EDUCAÇÃO INFANTIL, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID4523_19082018162257.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍDIA CRISTINA DOS SANTOS ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LÍDIA" "autor_email" => "lidiacsalmeida@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45551 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 729 "inscrito_id" => 4523 "titulo" => "A ARTE DE ENCANTAR, O CONTO DA RODA COLETIVA: APONTAMENTOS NO CMEI CARLOS MARINHO FALCÃO EM FEIRA DE SANTANA-BA" "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e de campo desenvolvida a partir de literatura que traz o conto como elemento essencial para a leitura e a escrita marcado pelo momento da rotina do Centro Municipal de Educação Infantil Carlos Marinho Falcão localizado em Feira de Santana na Bahia. Traçam-se como objetivos: Analisar como o trabalho pedagógico, com diferentes tipos de contos apesentados na roda coletiva pode contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita na perspectiva do letramento dos discentes da Educação Infantil. O artigo foi alicerçado nas pesquisas bibliográficas e de campo, em que foram utilizadas citações de diversos autores e legislações que fundamentam a lectoescrita. Nos resultados e discussões aponta-se como é imprescindível, que no ambiente pedagógico é necessário um clima favorável à leitura, marcado por interações abertas e democráticas. A roda coletiva é um momento propício a esta interação, pois todas as crianças do CMEI estão ali reunidas, interações estas que vão permitir muitas leituras de um mesmo texto, por sujeitos que têm histórias, competências, interesses valores e crenças diferentes.Neste contexto, acredita-se que além de informar ou instruir, os livros podem dar prazer, encontrarmos meios de mostrar isso à criança, automaticamente ela vai se interessar pelas leituras. Tudo estar em ter a chance de conhecer a grande magia dos diversos tipos de contos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CONTO, RODA COLETIVA, EDUCAÇÃO INFANTIL, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID4523_19082018162257.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍDIA CRISTINA DOS SANTOS ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LÍDIA" "autor_email" => "lidiacsalmeida@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }