A GESTÃO ESCOLAR NA ERA DO CONHECIMENTO: UM DESAFIOTRANSFORMADOR DE INFORMAÇÃO EM FORMAÇÃO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45836 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1318 "inscrito_id" => 1307 "titulo" => "A GESTÃO ESCOLAR NA ERA DO CONHECIMENTO: UM DESAFIOTRANSFORMADOR DE INFORMAÇÃO EM FORMAÇÃO" "resumo" => "o presente artigo tem como objetivo enfatizar o dilema da Gestão Escolar na construção do conhecimento referente a transformação de informações em conhecimentos. Essa realidade nos dias atuais tem ganhado espaço nas escolas públicas, pois trata-se de uma necessidade da escola passar do estágio programático para uma postura dialógica. Desse modo, a gestão escolar terá o papel de formar professores reflexivos para que em salas de aula se desenvolvam projetos de um ensino moderno o qual será uma prática constante de ação-reflexão-ação considerando novos saberes. Nesse sentido, este artigo faz um diálogo de teorias que orientam transformar informações em conhecimentos e apontando as possibilidades das aprendizagens na sociedade pós-moderna no âmbito da educação; refletindo a gestão do conhecimento exigida no ato do educar no século XXI. A partir da competência como habilidade intelectual capaz de ser aplicada em diversas atividades se propicia uma gestão de ensino para confrontar o desafio; transformar informação em formação. E para desencadear a descrição do trabalho foi desenvolvido uma pesquisa qualitativa iniciando um estudo bibliográfico em várias fontes de pesquisas como ANTUNES (2010); BAGNO (2010); FREIRE (1996); MORIN (2002); PERRENOUD (2010) e outros. Ainda, foi realizada informalmente observações sobre o papel dos gestores escolares de escolas públicas. Desse modo, a contribuição da pesquisa será vista como as reflexões inspiradoras de um olhar holístico do papel da gestão na escola e considerando a realidade de gestores, professores e alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "ESCOLA, GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID1307_04092018155821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS NEVES GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "MARIA DAS NEVES GONÇALVES" "autor_email" => "mestre.neves@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45836 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1318 "inscrito_id" => 1307 "titulo" => "A GESTÃO ESCOLAR NA ERA DO CONHECIMENTO: UM DESAFIOTRANSFORMADOR DE INFORMAÇÃO EM FORMAÇÃO" "resumo" => "o presente artigo tem como objetivo enfatizar o dilema da Gestão Escolar na construção do conhecimento referente a transformação de informações em conhecimentos. Essa realidade nos dias atuais tem ganhado espaço nas escolas públicas, pois trata-se de uma necessidade da escola passar do estágio programático para uma postura dialógica. Desse modo, a gestão escolar terá o papel de formar professores reflexivos para que em salas de aula se desenvolvam projetos de um ensino moderno o qual será uma prática constante de ação-reflexão-ação considerando novos saberes. Nesse sentido, este artigo faz um diálogo de teorias que orientam transformar informações em conhecimentos e apontando as possibilidades das aprendizagens na sociedade pós-moderna no âmbito da educação; refletindo a gestão do conhecimento exigida no ato do educar no século XXI. A partir da competência como habilidade intelectual capaz de ser aplicada em diversas atividades se propicia uma gestão de ensino para confrontar o desafio; transformar informação em formação. E para desencadear a descrição do trabalho foi desenvolvido uma pesquisa qualitativa iniciando um estudo bibliográfico em várias fontes de pesquisas como ANTUNES (2010); BAGNO (2010); FREIRE (1996); MORIN (2002); PERRENOUD (2010) e outros. Ainda, foi realizada informalmente observações sobre o papel dos gestores escolares de escolas públicas. Desse modo, a contribuição da pesquisa será vista como as reflexões inspiradoras de um olhar holístico do papel da gestão na escola e considerando a realidade de gestores, professores e alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "ESCOLA, GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID1307_04092018155821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS NEVES GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "MARIA DAS NEVES GONÇALVES" "autor_email" => "mestre.neves@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }