AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGENS NA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46273 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1750 "inscrito_id" => 4706 "titulo" => "AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGENS NA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR." "resumo" => "O trabalho tem a proposta de compreender as mudanças, supostamente inclusivas, necessárias e impostas ao processo de ensino-aprendizagem na contemporaneidade, marcadas com as novas propostas curriculares que contribuem para problematizar este processo; Compreender também a questão deste avanço na formação dos professores e as transformações trazidas ao processo do ensinar e aprender diante da grande quantidade de informações que circulam frequentemente nos cotidianos e que devem ser transformadas num saber contextualizado, estimulando a produção de conhecimentos. A partir desta compreensão, analisar a forma inflexível frente aos espaços para os novos modelos de aprendizagem, bem como a ação interativa dessa nova Pedagogia, dialética, favorecida e potencializada pela sociedade da informação, conectada e orientada numa perspectiva de desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva do indivíduo. Em meio a este cenário de transformações, refletir o quanto a utilização das tecnologias da informação e comunicação precisam ser utilizadas com critérios nos ambientes virtuais de aprendizagem - AVAs, a fim de promover uma educação, de fato, inclusiva. O mais importante neste momento de possíveis confusões ou inseguranças é sermos capazes de lidar com tudo de forma harmoniosa, aprendendo a lidar com essa nova realidade com cuidado para que não a transformemos em uma confusão sem verdadeiros sentidos. Sendo assim, o trabalho trará uma reflexão importante acerca do dever de formar indivíduos exercendo suas habilidades de forma participativa, onde será solicitada cada vez mais a capacidade de comunicar-se, resolver problemas e se autoatualizar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM;, CONTEMPORANEIDADE;, VIRTUAIS;, CRÍTICO-REFLEXIVA;, CRÍTICO-REFLEXIVA;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID4706_08092018141632.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDE NUNES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "CLEIDE FERREIRA" "autor_email" => "cleide.pcrj@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46273 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1750 "inscrito_id" => 4706 "titulo" => "AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGENS NA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR." "resumo" => "O trabalho tem a proposta de compreender as mudanças, supostamente inclusivas, necessárias e impostas ao processo de ensino-aprendizagem na contemporaneidade, marcadas com as novas propostas curriculares que contribuem para problematizar este processo; Compreender também a questão deste avanço na formação dos professores e as transformações trazidas ao processo do ensinar e aprender diante da grande quantidade de informações que circulam frequentemente nos cotidianos e que devem ser transformadas num saber contextualizado, estimulando a produção de conhecimentos. A partir desta compreensão, analisar a forma inflexível frente aos espaços para os novos modelos de aprendizagem, bem como a ação interativa dessa nova Pedagogia, dialética, favorecida e potencializada pela sociedade da informação, conectada e orientada numa perspectiva de desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva do indivíduo. Em meio a este cenário de transformações, refletir o quanto a utilização das tecnologias da informação e comunicação precisam ser utilizadas com critérios nos ambientes virtuais de aprendizagem - AVAs, a fim de promover uma educação, de fato, inclusiva. O mais importante neste momento de possíveis confusões ou inseguranças é sermos capazes de lidar com tudo de forma harmoniosa, aprendendo a lidar com essa nova realidade com cuidado para que não a transformemos em uma confusão sem verdadeiros sentidos. Sendo assim, o trabalho trará uma reflexão importante acerca do dever de formar indivíduos exercendo suas habilidades de forma participativa, onde será solicitada cada vez mais a capacidade de comunicar-se, resolver problemas e se autoatualizar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM;, CONTEMPORANEIDADE;, VIRTUAIS;, CRÍTICO-REFLEXIVA;, CRÍTICO-REFLEXIVA;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID4706_08092018141632.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDE NUNES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "CLEIDE FERREIRA" "autor_email" => "cleide.pcrj@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }