ANÁLISE DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O CONTEÚDO
DE BIOLOGIA CELULAR EM LIVROS DIDÁTICOS.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46328 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4225 "inscrito_id" => 3355 "titulo" => """ ANÁLISE DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O CONTEÚDO\r\n DE BIOLOGIA CELULAR EM LIVROS DIDÁTICOS. """ "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo identificar os recursos tecnológicos propostos nos livros didáticos de Biologia do 1º ano do Ensino Médio para o conteúdo de Biologia Celular. O livro didático por ser um material de apoio pedagógico se configura como instrumento de fundamental importância para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, os recursos propostos pelos livros podem contribuir para a prática do docente e auxiliar na aprendizagem dos alunos. A pesquisa compreendeu uma abordagem quantitativa e descritiva, foram analisados três livros didáticos de Biologia utilizados em escolas públicas do Estado de Pernambuco, referente ao 1º ano do Ensino Médio para o período de 2018 a 2021, utilizado pelo docente. No livro L1 e no L3 foi observado maior frequência de recursos tecnológicos, além das atividades que recomendam fazer pesquisas das informações, ambos os livros contemplam propostas de filmes e textos que servem como forma de complemento do conteúdo estudado, acompanhados pelo acesso eletrônico. Já o livro L2 apresentou poucas recomendações e foi encontrado indicações de vídeos e do CD-ROM. A possibilidade dos livros apresentarem recursos tecnológicos tem implicações significativas na prática docente e também, na aprendizagem dos discentes, visto que a internet atualmente a principal fonte de informações e de conhecimento. Sendo assim, é de fundamental importância que o livro didático oportunizem informações e recursos tecnológicos para contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, BIOLOGIA CELULAR., APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3355_17092018195234.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GISELLY JORGE DE MATOS" "autor_nome_curto" => "GISELLY" "autor_email" => "maria_giselly15@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46328 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4225 "inscrito_id" => 3355 "titulo" => """ ANÁLISE DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O CONTEÚDO\r\n DE BIOLOGIA CELULAR EM LIVROS DIDÁTICOS. """ "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo identificar os recursos tecnológicos propostos nos livros didáticos de Biologia do 1º ano do Ensino Médio para o conteúdo de Biologia Celular. O livro didático por ser um material de apoio pedagógico se configura como instrumento de fundamental importância para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, os recursos propostos pelos livros podem contribuir para a prática do docente e auxiliar na aprendizagem dos alunos. A pesquisa compreendeu uma abordagem quantitativa e descritiva, foram analisados três livros didáticos de Biologia utilizados em escolas públicas do Estado de Pernambuco, referente ao 1º ano do Ensino Médio para o período de 2018 a 2021, utilizado pelo docente. No livro L1 e no L3 foi observado maior frequência de recursos tecnológicos, além das atividades que recomendam fazer pesquisas das informações, ambos os livros contemplam propostas de filmes e textos que servem como forma de complemento do conteúdo estudado, acompanhados pelo acesso eletrônico. Já o livro L2 apresentou poucas recomendações e foi encontrado indicações de vídeos e do CD-ROM. A possibilidade dos livros apresentarem recursos tecnológicos tem implicações significativas na prática docente e também, na aprendizagem dos discentes, visto que a internet atualmente a principal fonte de informações e de conhecimento. Sendo assim, é de fundamental importância que o livro didático oportunizem informações e recursos tecnológicos para contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, BIOLOGIA CELULAR., APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3355_17092018195234.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GISELLY JORGE DE MATOS" "autor_nome_curto" => "GISELLY" "autor_email" => "maria_giselly15@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }