SILVA, Geovania Graça Da. Uma escola de criança, para brincar e ser criança!. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49220>. Acesso em: 22/11/2024 02:05
O referente estudo é um recorte de um trabalho de conclusão de curso, que teve como objetivo central compreender a presença e intencionalidade da brincadeira em uma escola de educação infantil do alto sertão alagoano. Deste modo, o estudo analisa como uma instituição de educação infantil promove e organiza as brincadeiras, tendo como metodologia de pesquisa os pressupostos dos estudos qualitativos, mediante uma pesquisa de campo, sendo utilizados como instrumento de produção dos dados, a observação indireta no momento do recreio e em três turmas de crianças com faixa etária de 4 e 5 anos, além de uma entrevista semiestruturada com as professoras responsáveis pelas turmas. Os resultados destacam que as brincadeiras estão presentes na instituição analisada, todavia, não como uma atividade pedagógica. O momento que a escola delimita para as brincadeiras é o recreio, sem oferecer materiais para a exploração das crianças, visto que não é direcionado outros momentos na rotina da escola para o brincar seja ele livre ou direcionado. Entretanto as crianças mesmo de forma limitada ressignificam o espaço conforme suas necessidades, inserindo a brincadeira a todo momento, por meio das suas imaginações e criatividade.