UMA ESCOLA DE CRIANÇA, PARA BRINCAR E SER CRIANÇA!
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49220 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1241 "inscrito_id" => 311 "titulo" => "UMA ESCOLA DE CRIANÇA, PARA BRINCAR E SER CRIANÇA!" "resumo" => "O referente estudo é um recorte de um trabalho de conclusão de curso, que teve como objetivo central compreender a presença e intencionalidade da brincadeira em uma escola de educação infantil do alto sertão alagoano. Deste modo, o estudo analisa como uma instituição de educação infantil promove e organiza as brincadeiras, tendo como metodologia de pesquisa os pressupostos dos estudos qualitativos, mediante uma pesquisa de campo, sendo utilizados como instrumento de produção dos dados, a observação indireta no momento do recreio e em três turmas de crianças com faixa etária de 4 e 5 anos, além de uma entrevista semiestruturada com as professoras responsáveis pelas turmas. Os resultados destacam que as brincadeiras estão presentes na instituição analisada, todavia, não como uma atividade pedagógica. O momento que a escola delimita para as brincadeiras é o recreio, sem oferecer materiais para a exploração das crianças, visto que não é direcionado outros momentos na rotina da escola para o brincar seja ele livre ou direcionado. Entretanto as crianças mesmo de forma limitada ressignificam o espaço conforme suas necessidades, inserindo a brincadeira a todo momento, por meio das suas imaginações e criatividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "BRINCADEIRAS, CRIANÇAS, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID311_03092018135312.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANIA GRAÇA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GEOVANIA" "autor_email" => "geovania15@live.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49220 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1241 "inscrito_id" => 311 "titulo" => "UMA ESCOLA DE CRIANÇA, PARA BRINCAR E SER CRIANÇA!" "resumo" => "O referente estudo é um recorte de um trabalho de conclusão de curso, que teve como objetivo central compreender a presença e intencionalidade da brincadeira em uma escola de educação infantil do alto sertão alagoano. Deste modo, o estudo analisa como uma instituição de educação infantil promove e organiza as brincadeiras, tendo como metodologia de pesquisa os pressupostos dos estudos qualitativos, mediante uma pesquisa de campo, sendo utilizados como instrumento de produção dos dados, a observação indireta no momento do recreio e em três turmas de crianças com faixa etária de 4 e 5 anos, além de uma entrevista semiestruturada com as professoras responsáveis pelas turmas. Os resultados destacam que as brincadeiras estão presentes na instituição analisada, todavia, não como uma atividade pedagógica. O momento que a escola delimita para as brincadeiras é o recreio, sem oferecer materiais para a exploração das crianças, visto que não é direcionado outros momentos na rotina da escola para o brincar seja ele livre ou direcionado. Entretanto as crianças mesmo de forma limitada ressignificam o espaço conforme suas necessidades, inserindo a brincadeira a todo momento, por meio das suas imaginações e criatividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "BRINCADEIRAS, CRIANÇAS, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID311_03092018135312.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANIA GRAÇA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GEOVANIA" "autor_email" => "geovania15@live.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }