REVISAÇO GAMIFICADO: UMA PROPOSTA DE REENSINO PÓS EXERCÍCIO AVALIATIVO BIMESTRAL NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM PERNAMBUCO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48964 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 843 "inscrito_id" => 4758 "titulo" => "REVISAÇO GAMIFICADO: UMA PROPOSTA DE REENSINO PÓS EXERCÍCIO AVALIATIVO BIMESTRAL NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM PERNAMBUCO" "resumo" => "Esse estudo vem revelar um método de ensino/aprendizagem proposto para reensino de conteúdos já estudados, utilizando um jogo de quiz, produzido com o auxílio da plataforma kahoot.com, uma ferramenta facilitadora e gratuita. Buscou-se esse método por ser ágil, divertido e desafiador e onde os estudantes revisarão jogando. O universo de pesquisa é a Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias, localizada no município de Surubim, Agreste de Pernambuco; a amostra estratificada de 71 estudantes do curso técnico em administração de quatro turmas diferentes. A pesquisa classifica-se como prática, de natureza científica, com objetivo comparativo. Foram realizados quizes para revisão das provas do segundo bimestre em três componentes curriculares distintos: Gestão de Recursos Humanos; Planejamento da Produção e Noções de Direito, cada quiz possui de vinte a trinta questões de múltipla escolha e certo e errado. A interação e compreensão dos conteúdos através do jogo é uma forma de atrair os estudantes na semana pós prova de bloco, inclusive àqueles que já estão aprovados por média, requisito que a escola sente dificuldade em cumprir, mesmo tendo a obrigatoriedade de revisar e corrigir as avaliações para preparar os estudantes para a atividade de recuperação. O artigo está relacionado à implementação de uma didática mais enxuta e sinestésica à semana de reensino. Ao final, são apresentados os resultados dos testes, que demonstram graficamente um crescente e evolutivo desempenho discente e seu feedback, que chegou a 93% de aprovação positiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO, JOGOS DIGITAIS, APRENDIZAGEM EVOLUTIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID4758_24082018122756.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ELISABETH DE BRITO ALVES" "autor_nome_curto" => "ANA BRITO" "autor_email" => "anabritoalves@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48964 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 843 "inscrito_id" => 4758 "titulo" => "REVISAÇO GAMIFICADO: UMA PROPOSTA DE REENSINO PÓS EXERCÍCIO AVALIATIVO BIMESTRAL NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM PERNAMBUCO" "resumo" => "Esse estudo vem revelar um método de ensino/aprendizagem proposto para reensino de conteúdos já estudados, utilizando um jogo de quiz, produzido com o auxílio da plataforma kahoot.com, uma ferramenta facilitadora e gratuita. Buscou-se esse método por ser ágil, divertido e desafiador e onde os estudantes revisarão jogando. O universo de pesquisa é a Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias, localizada no município de Surubim, Agreste de Pernambuco; a amostra estratificada de 71 estudantes do curso técnico em administração de quatro turmas diferentes. A pesquisa classifica-se como prática, de natureza científica, com objetivo comparativo. Foram realizados quizes para revisão das provas do segundo bimestre em três componentes curriculares distintos: Gestão de Recursos Humanos; Planejamento da Produção e Noções de Direito, cada quiz possui de vinte a trinta questões de múltipla escolha e certo e errado. A interação e compreensão dos conteúdos através do jogo é uma forma de atrair os estudantes na semana pós prova de bloco, inclusive àqueles que já estão aprovados por média, requisito que a escola sente dificuldade em cumprir, mesmo tendo a obrigatoriedade de revisar e corrigir as avaliações para preparar os estudantes para a atividade de recuperação. O artigo está relacionado à implementação de uma didática mais enxuta e sinestésica à semana de reensino. Ao final, são apresentados os resultados dos testes, que demonstram graficamente um crescente e evolutivo desempenho discente e seu feedback, que chegou a 93% de aprovação positiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO, JOGOS DIGITAIS, APRENDIZAGEM EVOLUTIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID4758_24082018122756.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ELISABETH DE BRITO ALVES" "autor_nome_curto" => "ANA BRITO" "autor_email" => "anabritoalves@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }