PEREIRA, Auricélia Lopes. Ensino de história e alargamentos. Anais III ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4647>. Acesso em: 25/11/2024 00:51
ENSINO DE HISTÓRIA E ALARGAMENTOSO conhecimento histórico e o ensino de História têm vivenciado, a partir da última metade do século XX, revisões epistemológicas e alargamentos no seu saber-fazer. A História Cultural, com suas tendências e vertentes variadas, multiplicou as possibilidades de escrever a História e de pensá-la enquanto disciplina. Revisões que não apenas trouxeram à cena novos sujeitos e novas possibilidades metodológicas, mas também um novo olhar para o saber-fazer do historiador e do professor em sala de aluna. Nosso subprojeto, partindo desses territórios alargados pela História Cultural, procurou instrumentalizar em sala de aula caminhos multifacetados para pensar a memória, as ações dos sujeitos, o poder, a escrita e a oralidade. Caminhos atravessados por uma preocupação: Desalojar a História do seu território isolado, fazendo-a dialogar com outros campos de saber, a exemplo da literatura, do cinema, da filosofia e da psicanálise. Dessa preocupação, emergiram alguns projetos, como “Minha Rua Tem História” e “Café, História e Outras Artes.”