CUNHA, Selma De Oliveira et al.. Pluralidade cultura. Anais III ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4848>. Acesso em: 25/11/2024 00:51
Resumo: O presente projeto apresentado foi desenvolvido nas Escolas de Ensino Fundamental Antenor Navarro e Professor Edgardo Júlio, ambas localizadas na cidade de Guarabira - PB. Observamos em uma sondagem previamente discutida a necessidade de trabalhar com o tema Pluralidade Cultural na comunidade escolar, para a formação de cidadãos conscientes, tendo em vista a escola como melhor espaço para trabalhar esta temática. Na execução do projeto “Pluralidade Cultural” foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, exibição de vídeos; dinâmicas; danças; oficinas pedagógicas; discussões, reflexões, socializações e exposição das atividades trabalhadas. Com a participação de todos, no que se refere ao corpo docente e discente, foi possível obter resultados gratificantes. A interação, participação e reconhecimento dos alunos proporcionou o resultado que mais satisfaz quem atua na educação. Os objetivos previstos foram alcançados por serem desenvolvidos de maneira simples e em harmonia com a realidade da comunidade escolar. Houve interação com o corpo docente e discente. Concluímos então que é necessário estar sempre apresentando nossas culturas em diversos aspectos para não ficar no esquecimento ou apenas em histórias contadas.