AVALIAÇÃO DE CURSOS SEGUNDO A PERCEPÇÃO DO EGRESSO:
POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46583 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3895 "inscrito_id" => 7898 "titulo" => """ AVALIAÇÃO DE CURSOS SEGUNDO A PERCEPÇÃO DO EGRESSO:\r\n POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM """ "resumo" => """ Neste trabalho analisamos a questão da avaliação institucional do ensino superior segundo o\r\n ponto de vista do egresso, verificando as possibilidades de abordagem com este público. A concepção\r\n do egresso constitui um dos indicadores da qualidade da formação recebida, da aquisição das\r\n capacidades necessárias para responder aos desafios vindos das constantes transformações da\r\n sociedade e das condições de atuação profissional. Considerando o egresso como referência, traçou-se\r\n o perfil do aluno formado pelo curso de Matemática, no período do 2006 a 2016, da Universidade\r\n Estadual de Londrina, habilitação bacharelado. Foi realizado um estudo de caráter quantitativo com\r\n dados coletados a partir de um instrumento de avaliação elaborado com o propósito de verificar se os\r\n objetivos estabelecidos pelo curso foram alcançados e se o concluinte possui o perfil esperado. Além\r\n disso, pôde-se analisar suas trajetórias no desenvolvimento de atividades profissionais e científicas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL,, EGRESSOS, GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID7898_17092018121104.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEUZA TERAMON" "autor_nome_curto" => "NEUZA" "autor_email" => "nteramon@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46583 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3895 "inscrito_id" => 7898 "titulo" => """ AVALIAÇÃO DE CURSOS SEGUNDO A PERCEPÇÃO DO EGRESSO:\r\n POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM """ "resumo" => """ Neste trabalho analisamos a questão da avaliação institucional do ensino superior segundo o\r\n ponto de vista do egresso, verificando as possibilidades de abordagem com este público. A concepção\r\n do egresso constitui um dos indicadores da qualidade da formação recebida, da aquisição das\r\n capacidades necessárias para responder aos desafios vindos das constantes transformações da\r\n sociedade e das condições de atuação profissional. Considerando o egresso como referência, traçou-se\r\n o perfil do aluno formado pelo curso de Matemática, no período do 2006 a 2016, da Universidade\r\n Estadual de Londrina, habilitação bacharelado. Foi realizado um estudo de caráter quantitativo com\r\n dados coletados a partir de um instrumento de avaliação elaborado com o propósito de verificar se os\r\n objetivos estabelecidos pelo curso foram alcançados e se o concluinte possui o perfil esperado. Além\r\n disso, pôde-se analisar suas trajetórias no desenvolvimento de atividades profissionais e científicas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL,, EGRESSOS, GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID7898_17092018121104.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEUZA TERAMON" "autor_nome_curto" => "NEUZA" "autor_email" => "nteramon@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }