AVALIAÇÃO NO PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- PNAIC TOCANTINS:UM OLHAR PARA ALÉM DA SALA DE AULA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46601 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1921 "inscrito_id" => 10168 "titulo" => "AVALIAÇÃO NO PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- PNAIC TOCANTINS:UM OLHAR PARA ALÉM DA SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo expor resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA, por meio de análises realizadas em bancos de dados do INEP, apontando quais instrumentos são utilizados para obter os resultados. Nesta perspectiva e pensando em minimizar o fracasso escolar, faz-se necessário a urgência em deixar de lado a prática da avaliação tradicional centrada em aspectos quantitativos, por uma avaliação qualitativa que atenda às necessidades do aluno no contexto escolar. Busca-se ainda através deste trabalho apresentar as propostas de mudança na forma de avaliação no estado do Tocantins visando uma melhoria interna e externa dos resultados dos alunos. Foram utilizados dados do INEP dos últimos anos para realizar uma análise mais consistente e fazer algumas comparações, para tanto fez necessários algumas leituras bibliográficas.Todavia o que apontamos como resultados é que se precisa melhorar a prática do professor alfabetizar, identificar se tem o perfil para alfabetizar e a formação continuada do professor alfabetizar que não pode ser esquecida, ainda falta organização pedagógica, acompanhamento e monitoramento utilizando alguns instrumentos que possibilite identificar as dificuldades de aprendizagens e propor soluções imediata. Para tanto, a família precisa acompanhar no sentido de ajudar a escola nesse processo de construção do conhecimento do aluno. O PNAIC contribuiu de forma significativa nas primeiras edições e trouxe algumas reflexões a cerca das propostas de formação nas últimas edições." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID10168_09092018113118.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO SOARES BEZERRA" "autor_nome_curto" => "MARIA DO SOCORRO SOARES BEZERR" "autor_email" => "socorrosb3@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46601 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1921 "inscrito_id" => 10168 "titulo" => "AVALIAÇÃO NO PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- PNAIC TOCANTINS:UM OLHAR PARA ALÉM DA SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo expor resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA, por meio de análises realizadas em bancos de dados do INEP, apontando quais instrumentos são utilizados para obter os resultados. Nesta perspectiva e pensando em minimizar o fracasso escolar, faz-se necessário a urgência em deixar de lado a prática da avaliação tradicional centrada em aspectos quantitativos, por uma avaliação qualitativa que atenda às necessidades do aluno no contexto escolar. Busca-se ainda através deste trabalho apresentar as propostas de mudança na forma de avaliação no estado do Tocantins visando uma melhoria interna e externa dos resultados dos alunos. Foram utilizados dados do INEP dos últimos anos para realizar uma análise mais consistente e fazer algumas comparações, para tanto fez necessários algumas leituras bibliográficas.Todavia o que apontamos como resultados é que se precisa melhorar a prática do professor alfabetizar, identificar se tem o perfil para alfabetizar e a formação continuada do professor alfabetizar que não pode ser esquecida, ainda falta organização pedagógica, acompanhamento e monitoramento utilizando alguns instrumentos que possibilite identificar as dificuldades de aprendizagens e propor soluções imediata. Para tanto, a família precisa acompanhar no sentido de ajudar a escola nesse processo de construção do conhecimento do aluno. O PNAIC contribuiu de forma significativa nas primeiras edições e trouxe algumas reflexões a cerca das propostas de formação nas últimas edições." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID10168_09092018113118.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO SOARES BEZERRA" "autor_nome_curto" => "MARIA DO SOCORRO SOARES BEZERR" "autor_email" => "socorrosb3@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }