COBERTURA VACINAL E CONCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/EAD/IFAL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46701 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2414 "inscrito_id" => 4860 "titulo" => "COBERTURA VACINAL E CONCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/EAD/IFAL" "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi identificar a cobertura vacinal e conhecer as concepções dos acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas/EaD/IFAL, sobre imunização. Este estudo trata-se de uma pesquisa epidemiológica, exploratória, com abordagem qualitativa. A população de estudo foi constituída por acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na modalidade à distância, do Instituto Federal de Alagoas, regularmente matriculados no oitavo período. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário semiestruturado, aplicado e recolhido por um pesquisador. Encerrada as entrevistas, os dados foram analisados com auxílio do programa Excel®. Dentre os 20 acadêmicos participantes, 69,565 % eram do sexo feminino e 30,435 % do sexo masculino, com renda familiar média entre um a dois salários mínimos. A identificação da situação vacinal dos acadêmicos, revelou uma maior cobertura vacinal para dT (87 %), seguida da vacina contra a Hepatite B (78 %) e antimalárica (17 %). Quando questionados em que momento os temas referentes à saúde devem ser abordado no ambiente da sala de aula, 78,261 % afirmaram que a partir do ensino fundamental I. Quando questionados sobre as afirmativas que abordavam conceitos básicos de imunização, os acadêmicos excitaram principalmente, nas questões sobre: i) a imunização ativa (39,131 %); ii) imunização passiva (52,174 %); e iii) distribuição das imunoglobulinas (34,783 %)no corpo humano. Com base nos resultados verificamos a deficiente concepção sobre imunologia apresentada pelos acadêmicos de Ciências Biológicas, o que enfatiza a necessidade de uma formação mais eficaz na formação docente no que se refere à imunização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "IMUNIZAÇÃO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID4860_10092018110754.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DANIELLE" "autor_email" => "dstpereira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46701 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2414 "inscrito_id" => 4860 "titulo" => "COBERTURA VACINAL E CONCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/EAD/IFAL" "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi identificar a cobertura vacinal e conhecer as concepções dos acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas/EaD/IFAL, sobre imunização. Este estudo trata-se de uma pesquisa epidemiológica, exploratória, com abordagem qualitativa. A população de estudo foi constituída por acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na modalidade à distância, do Instituto Federal de Alagoas, regularmente matriculados no oitavo período. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário semiestruturado, aplicado e recolhido por um pesquisador. Encerrada as entrevistas, os dados foram analisados com auxílio do programa Excel®. Dentre os 20 acadêmicos participantes, 69,565 % eram do sexo feminino e 30,435 % do sexo masculino, com renda familiar média entre um a dois salários mínimos. A identificação da situação vacinal dos acadêmicos, revelou uma maior cobertura vacinal para dT (87 %), seguida da vacina contra a Hepatite B (78 %) e antimalárica (17 %). Quando questionados em que momento os temas referentes à saúde devem ser abordado no ambiente da sala de aula, 78,261 % afirmaram que a partir do ensino fundamental I. Quando questionados sobre as afirmativas que abordavam conceitos básicos de imunização, os acadêmicos excitaram principalmente, nas questões sobre: i) a imunização ativa (39,131 %); ii) imunização passiva (52,174 %); e iii) distribuição das imunoglobulinas (34,783 %)no corpo humano. Com base nos resultados verificamos a deficiente concepção sobre imunologia apresentada pelos acadêmicos de Ciências Biológicas, o que enfatiza a necessidade de uma formação mais eficaz na formação docente no que se refere à imunização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "IMUNIZAÇÃO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID4860_10092018110754.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DANIELLE" "autor_email" => "dstpereira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }