EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR COMO FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS: UM RELATO DE CASO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47023 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3330 "inscrito_id" => 3203 "titulo" => "EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR COMO FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS: UM RELATO DE CASO" "resumo" => "Os hábitos alimentares são desenvolvidos na infância e refletem na adolescência e na vida adulta. Assim, escolhas saudáveis proporcionam um efeito protetor nesse público. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN), promove modificações no perfil comportamental, sendo vista como uma importante estratégia para enfrentar os novos desafios nos campos da alimentação e nutrição. A educação para a saúde deve se iniciar na infância, sendo o ambiente escolar um espaço propício para o desenvolvimento de atividades de EAN. O presente trabalho teve por objetivo relatar a experiência da realização de uma atividade de educação alimentar e nutricional com crianças escolares de uma escola pública da cidade de Vitória de Santo Antão - PE, na faixa etária de três a seis anos de idade, visando a sensibilização para a formação de hábitos alimentares saudáveis e adequados. Contou com a fase de diagnóstico, realizado através de dinâmica e questionário; aplicação da atividade de EAN, com conto mágico abordando o tema alimentação saudável; e avaliação dos resultados, a partir do jogo da memória dos alimentos. Foram observados a preferência e o alto consumo de alimentos industrializados e processados, associado a um moderado consumo de frutas e sucos e baixo consumo de verduras e legumes. Durante a atividade, as crianças demonstraram curiosidade e interesse no que lhes seria apresentado. Na avaliação, constatou-se que o público, em sua maioria, assimilou o conteúdo abordado, obtendo 80% de acerto no jogo, havendo sensibilização e ganho de conhecimento das crianças para a identificação de alimentos saudáveis e não saudáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL, HÁBITOS ALIMENTARES, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID3203_13092018101635.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYANA WANESSA SANTOS DE MOURA" "autor_nome_curto" => "MAYANA MOURA" "autor_email" => "mayanaw.moura@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47023 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3330 "inscrito_id" => 3203 "titulo" => "EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR COMO FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS: UM RELATO DE CASO" "resumo" => "Os hábitos alimentares são desenvolvidos na infância e refletem na adolescência e na vida adulta. Assim, escolhas saudáveis proporcionam um efeito protetor nesse público. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN), promove modificações no perfil comportamental, sendo vista como uma importante estratégia para enfrentar os novos desafios nos campos da alimentação e nutrição. A educação para a saúde deve se iniciar na infância, sendo o ambiente escolar um espaço propício para o desenvolvimento de atividades de EAN. O presente trabalho teve por objetivo relatar a experiência da realização de uma atividade de educação alimentar e nutricional com crianças escolares de uma escola pública da cidade de Vitória de Santo Antão - PE, na faixa etária de três a seis anos de idade, visando a sensibilização para a formação de hábitos alimentares saudáveis e adequados. Contou com a fase de diagnóstico, realizado através de dinâmica e questionário; aplicação da atividade de EAN, com conto mágico abordando o tema alimentação saudável; e avaliação dos resultados, a partir do jogo da memória dos alimentos. Foram observados a preferência e o alto consumo de alimentos industrializados e processados, associado a um moderado consumo de frutas e sucos e baixo consumo de verduras e legumes. Durante a atividade, as crianças demonstraram curiosidade e interesse no que lhes seria apresentado. Na avaliação, constatou-se que o público, em sua maioria, assimilou o conteúdo abordado, obtendo 80% de acerto no jogo, havendo sensibilização e ganho de conhecimento das crianças para a identificação de alimentos saudáveis e não saudáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL, HÁBITOS ALIMENTARES, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID3203_13092018101635.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYANA WANESSA SANTOS DE MOURA" "autor_nome_curto" => "MAYANA MOURA" "autor_email" => "mayanaw.moura@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }