EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O ENSINO DA CIÊNCIA CONTRIBUINDO NA DIMINUIÇÃO DA EVASÃO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47064 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 297 "inscrito_id" => 5703 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O ENSINO DA CIÊNCIA CONTRIBUINDO NA DIMINUIÇÃO DA EVASÃO" "resumo" => "O ensino de Ciências contribui para que os estudantes tornem-se capazes de exercer a cidadania de forma crítica, em uma sociedade altamente científica e tecnológica, onde novos conteúdos são gerados constantemente. Por isso, cabe ao professor entender as demandas sociais e determinar os encaminhamentos a serem seguidos, e propor uma compreensão científica e tecnologia inseridas no âmbito sociocultural, a partir da mediação do ensino-aprendizagem. Esse processo de ensino-aprendizagem em Ciências deve ocorrer de forma rápida, por conta das descobertas no meio científico, mas especialmente quando fala-se da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, em que o aluno não conta com tempo suficiente para assimilar o conteúdo e, que na maioria das vezes, a contextualização é de forma simplificada, onde alguns conceitos importantes não são trabalhados e por sua vez, aprendidos, e sobretudo a evasão escolar ainda é frequente apresentando como um dos aspectos mais desafiadores da escola. Assim, o objetivo do trabalho foi utilizar as aulas de Ciências de forma mais atrativa e diminuir a evasão nas turmas da EJA. Para isso, foi escolhido o assunto sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis para a aula de intervenção, através de aulas expositivas dialogada, debates, vídeo, experimento e produção em grupo dos alunos. A evasão escolar é o abandono da escola antes da conclusão de uma série ou de um determinado nível em uma modalidade de ensino. Entende-se que o papel do professor é de fundamental importância no processo de retorno dos alunos às turmas de EJA, pois, há muitos desafios a percorrer." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "ENSINO DE SAÚDE, ABANDONO ESCOLAR, INOVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID5703_17072018131020.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATERCIA CORRÊA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "NATERCIA ARAUJO" "autor_email" => "NATERCIA_ARAUJO@HOTMAIL.C" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47064 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 297 "inscrito_id" => 5703 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O ENSINO DA CIÊNCIA CONTRIBUINDO NA DIMINUIÇÃO DA EVASÃO" "resumo" => "O ensino de Ciências contribui para que os estudantes tornem-se capazes de exercer a cidadania de forma crítica, em uma sociedade altamente científica e tecnológica, onde novos conteúdos são gerados constantemente. Por isso, cabe ao professor entender as demandas sociais e determinar os encaminhamentos a serem seguidos, e propor uma compreensão científica e tecnologia inseridas no âmbito sociocultural, a partir da mediação do ensino-aprendizagem. Esse processo de ensino-aprendizagem em Ciências deve ocorrer de forma rápida, por conta das descobertas no meio científico, mas especialmente quando fala-se da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, em que o aluno não conta com tempo suficiente para assimilar o conteúdo e, que na maioria das vezes, a contextualização é de forma simplificada, onde alguns conceitos importantes não são trabalhados e por sua vez, aprendidos, e sobretudo a evasão escolar ainda é frequente apresentando como um dos aspectos mais desafiadores da escola. Assim, o objetivo do trabalho foi utilizar as aulas de Ciências de forma mais atrativa e diminuir a evasão nas turmas da EJA. Para isso, foi escolhido o assunto sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis para a aula de intervenção, através de aulas expositivas dialogada, debates, vídeo, experimento e produção em grupo dos alunos. A evasão escolar é o abandono da escola antes da conclusão de uma série ou de um determinado nível em uma modalidade de ensino. Entende-se que o papel do professor é de fundamental importância no processo de retorno dos alunos às turmas de EJA, pois, há muitos desafios a percorrer." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "ENSINO DE SAÚDE, ABANDONO ESCOLAR, INOVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID5703_17072018131020.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATERCIA CORRÊA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "NATERCIA ARAUJO" "autor_email" => "NATERCIA_ARAUJO@HOTMAIL.C" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }