O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS MODERNAS NO ENSINO MÉDIO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48347 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1122 "inscrito_id" => 3212 "titulo" => "O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS MODERNAS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Resumo: O artigo intitulado com “O uso de ferramentas tecnológicas modernas no ensino médio”, tem como principal objetivo descrever o uso de ferramentas tecnológicas modernas nas escolas públicas estaduais: (1), (2) e (3) do município de Mauriti –Estado do Ceará. Verifica-se no Ensino Médio a falta de metodologias atrativas que favoreçam à aprendizagem significativa dos discentes. É necessário o professor utilizar estratégias de ensino com o uso de ferramentas tecnológicas modernas para despertar o interesse dos alunos para aprender a prender e deixar as aulas mais dinâmicas e atrativas. A pesquisa teve um enfoque quantitativo, realizada em três escolas estaduais de ensino médio. É uma pesquisa teórica com o método descritivo. Os dados coletados foram extraídos através de questionários. Os resultados revelaram que na sua totalidade, os professores pesquisados das citadas escolas utilizam ferramentas tecnológicas modernas, com o uso de computador, seguindo-se pelo uso da TV- pen drive e o data-show, entre outras. A utilização de ferramentas tecnológicas em sala de aula facilita o ensino e aprendizagem e o mau uso dessas ferramentas poderá acarretar o resultado diferente. A inserção de recursos tecnológicos na escola amplia as metodologias para ensinar, melhorando as práticas pedagógicas dos docentes para o sucesso da aprendizagem dos discentes. Sendo assim, o professor ao planejar suas aulas utilizando softwares educativos, vídeos, músicas, filmes, os alunos irão produzir objetos de aprendizagem de forma multidisciplinar e colaborativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, PROFESSORES, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID3212_01092018073909.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NELI DE SOUZA RAMALHO SOBRAL" "autor_nome_curto" => "NELI" "autor_email" => "nelimauriti@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA INTERCONTINENTAL-UTIC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48347 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1122 "inscrito_id" => 3212 "titulo" => "O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS MODERNAS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Resumo: O artigo intitulado com “O uso de ferramentas tecnológicas modernas no ensino médio”, tem como principal objetivo descrever o uso de ferramentas tecnológicas modernas nas escolas públicas estaduais: (1), (2) e (3) do município de Mauriti –Estado do Ceará. Verifica-se no Ensino Médio a falta de metodologias atrativas que favoreçam à aprendizagem significativa dos discentes. É necessário o professor utilizar estratégias de ensino com o uso de ferramentas tecnológicas modernas para despertar o interesse dos alunos para aprender a prender e deixar as aulas mais dinâmicas e atrativas. A pesquisa teve um enfoque quantitativo, realizada em três escolas estaduais de ensino médio. É uma pesquisa teórica com o método descritivo. Os dados coletados foram extraídos através de questionários. Os resultados revelaram que na sua totalidade, os professores pesquisados das citadas escolas utilizam ferramentas tecnológicas modernas, com o uso de computador, seguindo-se pelo uso da TV- pen drive e o data-show, entre outras. A utilização de ferramentas tecnológicas em sala de aula facilita o ensino e aprendizagem e o mau uso dessas ferramentas poderá acarretar o resultado diferente. A inserção de recursos tecnológicos na escola amplia as metodologias para ensinar, melhorando as práticas pedagógicas dos docentes para o sucesso da aprendizagem dos discentes. Sendo assim, o professor ao planejar suas aulas utilizando softwares educativos, vídeos, músicas, filmes, os alunos irão produzir objetos de aprendizagem de forma multidisciplinar e colaborativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, PROFESSORES, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID3212_01092018073909.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NELI DE SOUZA RAMALHO SOBRAL" "autor_nome_curto" => "NELI" "autor_email" => "nelimauriti@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA INTERCONTINENTAL-UTIC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }