MÍDIAS SOCIAS E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS PUBLICAÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ENTRE 2014 E 2017
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47867 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4313 "inscrito_id" => 4499 "titulo" => "MÍDIAS SOCIAS E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS PUBLICAÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ENTRE 2014 E 2017" "resumo" => "Refletir sobre as experiências educadoras, seus sujeitos, formações e práticas se faz necessário para o crescimento e aperfeiçoamento da atividade docente em toda sua amplitude, em especial no espaço acadêmico e científico. Pode-se observar também a revolução tecnológica que vivemos em nosso cotidiano que possibilitam um novo estilo de pedagogia, permitindo aprendizagens personalizadas e uma aprendizagem coletiva em rede. Inseridas nesse contexto, encontram-se as novas tecnologias da informação e comunicação, na qual destaca-se as mídias sociais digitais. De modo que este trabalho objetiva mapear, apresentar e refletir as produções sobre a temática mídias sociais e educação que foram publicadas nas últimas edições do Congresso Nacional de Educação, observando quais são as sub temáticas abordadas, as diferentes experiências e proposições apresentadas pelos autores. Foram encontrados 45 trabalhos na temática mídias sociais e educação. Percebe-se uma forte tendência do uso do Facebook no processo de ensino-aprendizagem. Observa-se também que o fator interatividade é bem explorado pelos autores. As práticas pedagógicas têm se dado em diversas disciplinas e em diferentes níveis de ensino, desde o ensino fundamental à pós-graduação. Ao observar os dados apresentados, juntamente com as discussões, pode-se perceber uma forte tendência das mídias sociais digitais enquanto ferramentas pedagógicas, em suas diversas possibilidades, nos mais diversos contextos e cenários. Tal prática tem sido bem estudada e há um número relevantes de trabalhos apresentados no Congresso Nacional de Educação nos últimos anos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MÍDIAS SOCIAIS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS, FACEBOOK, FACEBOOK" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID4499_17092018210710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUTENBERG DE LIMA MARQUES" "autor_nome_curto" => "GUTENBERG LIMA" "autor_email" => "gutenberglm@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47867 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4313 "inscrito_id" => 4499 "titulo" => "MÍDIAS SOCIAS E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS PUBLICAÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ENTRE 2014 E 2017" "resumo" => "Refletir sobre as experiências educadoras, seus sujeitos, formações e práticas se faz necessário para o crescimento e aperfeiçoamento da atividade docente em toda sua amplitude, em especial no espaço acadêmico e científico. Pode-se observar também a revolução tecnológica que vivemos em nosso cotidiano que possibilitam um novo estilo de pedagogia, permitindo aprendizagens personalizadas e uma aprendizagem coletiva em rede. Inseridas nesse contexto, encontram-se as novas tecnologias da informação e comunicação, na qual destaca-se as mídias sociais digitais. De modo que este trabalho objetiva mapear, apresentar e refletir as produções sobre a temática mídias sociais e educação que foram publicadas nas últimas edições do Congresso Nacional de Educação, observando quais são as sub temáticas abordadas, as diferentes experiências e proposições apresentadas pelos autores. Foram encontrados 45 trabalhos na temática mídias sociais e educação. Percebe-se uma forte tendência do uso do Facebook no processo de ensino-aprendizagem. Observa-se também que o fator interatividade é bem explorado pelos autores. As práticas pedagógicas têm se dado em diversas disciplinas e em diferentes níveis de ensino, desde o ensino fundamental à pós-graduação. Ao observar os dados apresentados, juntamente com as discussões, pode-se perceber uma forte tendência das mídias sociais digitais enquanto ferramentas pedagógicas, em suas diversas possibilidades, nos mais diversos contextos e cenários. Tal prática tem sido bem estudada e há um número relevantes de trabalhos apresentados no Congresso Nacional de Educação nos últimos anos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MÍDIAS SOCIAIS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS, FACEBOOK, FACEBOOK" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID4499_17092018210710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUTENBERG DE LIMA MARQUES" "autor_nome_curto" => "GUTENBERG LIMA" "autor_email" => "gutenberglm@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }