EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIFICULDADES E AVANÇOS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47146 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4558 "inscrito_id" => 11419 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIFICULDADES E AVANÇOS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL" "resumo" => "Nos últimos anos as políticas sociais têm prezado pelo combate da exclusão, promovendo integração e participação social. No entanto, embora o debate sobre a Educação Inclusiva já esteja presente na grande maioria das instituições de ensino, muitas são as dificuldades que têm sido enfrentadas pelos atores envolvidos no processo. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo compreender as dificuldades da equipe gestora e pedagógica acerca da efetivação do processo de inclusão de crianças com deficiência na escola, bem como as problemáticas envolvidas e os avanços já alcançados nesse processo. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo de cunho qualitativo e tipologia descritiva, a qual foi realizada em duas escolas de ensino fundamental do município de Jardim do Seridó/RN. Os sujeitos do estudo foram 10 profissionais, dentre os quais gestores e professores da instituição de ensino estudada. De forma geral, percebeu-se que o processo de efetivação dos princípios da Educação Inclusiva ainda é perpassado por diversos entraves, os quais são ocasionados pela atual estrutura da educação, ainda norteada pelo ensino clássico. Embora demonstre-se conhecimento com relação à Educação Inclusiva e a seus diversos aspectos e compreenda-se a importância de garantir o direito do acesso ao ensino regular para as pessoas com deficiência, é notório que necessita-se de investimento em processos de formação continuada, como forma de sensibilizar e promover a reflexão sobre a inclusão dentro do contexto escolar, garantindo a qualificação do ensino, o direito à aprendizagem e a convivência em sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PESSOAS COM DEFIICIENCIA, ENSINO FUNDAMENTAL, PROFESSORES, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID11419_17092018230701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA AZEVEDO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "SONIA AZEVEDO DE MEDEIROS" "autor_email" => "soniamedeirosjs@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47146 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4558 "inscrito_id" => 11419 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIFICULDADES E AVANÇOS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL" "resumo" => "Nos últimos anos as políticas sociais têm prezado pelo combate da exclusão, promovendo integração e participação social. No entanto, embora o debate sobre a Educação Inclusiva já esteja presente na grande maioria das instituições de ensino, muitas são as dificuldades que têm sido enfrentadas pelos atores envolvidos no processo. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo compreender as dificuldades da equipe gestora e pedagógica acerca da efetivação do processo de inclusão de crianças com deficiência na escola, bem como as problemáticas envolvidas e os avanços já alcançados nesse processo. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo de cunho qualitativo e tipologia descritiva, a qual foi realizada em duas escolas de ensino fundamental do município de Jardim do Seridó/RN. Os sujeitos do estudo foram 10 profissionais, dentre os quais gestores e professores da instituição de ensino estudada. De forma geral, percebeu-se que o processo de efetivação dos princípios da Educação Inclusiva ainda é perpassado por diversos entraves, os quais são ocasionados pela atual estrutura da educação, ainda norteada pelo ensino clássico. Embora demonstre-se conhecimento com relação à Educação Inclusiva e a seus diversos aspectos e compreenda-se a importância de garantir o direito do acesso ao ensino regular para as pessoas com deficiência, é notório que necessita-se de investimento em processos de formação continuada, como forma de sensibilizar e promover a reflexão sobre a inclusão dentro do contexto escolar, garantindo a qualificação do ensino, o direito à aprendizagem e a convivência em sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PESSOAS COM DEFIICIENCIA, ENSINO FUNDAMENTAL, PROFESSORES, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID11419_17092018230701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA AZEVEDO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "SONIA AZEVEDO DE MEDEIROS" "autor_email" => "soniamedeirosjs@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }