EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPAÇO PROPÍCIO À DISCUSSÃO DOS PROCESSOS DE
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
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O referencial teórico teve como principais\r\n autores: Ferreiro (1985, 1987, 1988, 1993, 2003), Kramer (1995, 2008, 2010), Soares (1998, 2002, 2003,\r\n 2004, 2008, 2010), Machado (2004), Oliveira (2005), Rosemberg (2002, 2003) e Zabalza (1998). A\r\n investigação foi conduzida com cem professoras da educação infantil, e dez professoras que lecionam no\r\n Infantil II, última etapa da educação infantil, em seis instituições de ensino da cidade de Garanhuns-PE.\r\n Procedeu-se à aplicação de um questionário adaptado e validado às professoras de todas as etapas da\r\n educação infantil e uma entrevista semiestruturada às professoras do Infantil II. A análise dos dados\r\n quantitativos foi realizada por meio do programa SPSS 18.0; enquanto a análise dos dados qualitativos foi\r\n orientada pela análise de discurso na linha francesa. Os resultados evidenciaram a relevância, dada pelas\r\n professoras, aos processos de alfabetização e letramento na educação infantil. Pois, a vivência dos processos\r\n de alfabetização e letramento auxilia no desenvolvimento integral da criança, ajudam na compreensão do\r\n ambiente a sua volta e possibilita também, a sistematização do saber socialmente estabelecidos. Sem\r\n esquecer que o processo ensino-aprendizagem, na educação infantil, deve estar sempre atrelado a ludicidade\r\n e a significação. Todavia emergiu da opinião e do discurso de algumas professoras, apesar dessas\r\n demonstrarem afinidades com os conceitos e aplicabilidade dos processos de alfabetização e letramento,\r\n insegurança, dificuldade e contradições ao refleti-los, ora como processos distintos ora como imbricados\r\n entre si. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. 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