EDUCAÇÃO PARTICIPATIVA: UM RELATO DO PROJETO ENERGIA QUE TRANSFORMA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47178 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3842 "inscrito_id" => 491 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARTICIPATIVA: UM RELATO DO PROJETO ENERGIA QUE TRANSFORMA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O trabalho relata uma prática de ensino que considera os alunos como colaboradores no desenvolvimento do “Projeto Energia que Transforma” realizado na Escola Municipal Professor Manoel Assis, instituição de Ensino Fundamental. A proposta metodológica do trabalho permite aos alunos uma prática de aproximação do educando ao seu papel de sujeito inserido dentro de sua contextualização social. Com isso, a valorização do objeto de pesquisa ganha um significado todo especial, permitindo uma dedicação do grupo em realizar as ações propostas e até mesmo uma satisfação pessoal por parte de cada um, compreendendo a urgência na mudança de atitudes para buscar uma pegada ecológica que venha favorecer a sustentabilidade da vida e do meio ambiente. A utilização do material do Projeto Energia que Transforma foi muito importante para a realização das ações na construção do conhecimento dos nossos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer os spots de rádio “Alô João” e os vídeos “Vida de República”. Foi organizada uma aula passeio, visitamos um Parque Eólico na Costa Branca, no município de Areia Branca, onde os alunos puderam conhecer a organização e estruturação do parque, os desafios das empresas em gerar e transmitir a energia produzida, como outros questionamentos que puderam ser esclarecidos, como por exemplo, o potencial técnico que o nosso Estado, o Rio Grande do Norte, possui devido a sua localização geográfica. As experiências pessoais e a visão de mundo dos alunos aliado ao material pedagógico elaborado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Canal futura, Eletrobras e o Grupo Neoenergia permitiu a apropriação do conhecimento dos nossos discentes na realização dos trabalhos e na apresentação para a comunidade escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENERGIA, SUSTENTABILIDADE, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID491_17092018102843.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALYSSON LEONEZ DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ALYSSON" "autor_email" => "alyssonleonezaraujo@bol.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47178 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3842 "inscrito_id" => 491 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARTICIPATIVA: UM RELATO DO PROJETO ENERGIA QUE TRANSFORMA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O trabalho relata uma prática de ensino que considera os alunos como colaboradores no desenvolvimento do “Projeto Energia que Transforma” realizado na Escola Municipal Professor Manoel Assis, instituição de Ensino Fundamental. A proposta metodológica do trabalho permite aos alunos uma prática de aproximação do educando ao seu papel de sujeito inserido dentro de sua contextualização social. Com isso, a valorização do objeto de pesquisa ganha um significado todo especial, permitindo uma dedicação do grupo em realizar as ações propostas e até mesmo uma satisfação pessoal por parte de cada um, compreendendo a urgência na mudança de atitudes para buscar uma pegada ecológica que venha favorecer a sustentabilidade da vida e do meio ambiente. A utilização do material do Projeto Energia que Transforma foi muito importante para a realização das ações na construção do conhecimento dos nossos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer os spots de rádio “Alô João” e os vídeos “Vida de República”. Foi organizada uma aula passeio, visitamos um Parque Eólico na Costa Branca, no município de Areia Branca, onde os alunos puderam conhecer a organização e estruturação do parque, os desafios das empresas em gerar e transmitir a energia produzida, como outros questionamentos que puderam ser esclarecidos, como por exemplo, o potencial técnico que o nosso Estado, o Rio Grande do Norte, possui devido a sua localização geográfica. As experiências pessoais e a visão de mundo dos alunos aliado ao material pedagógico elaborado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Canal futura, Eletrobras e o Grupo Neoenergia permitiu a apropriação do conhecimento dos nossos discentes na realização dos trabalhos e na apresentação para a comunidade escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENERGIA, SUSTENTABILIDADE, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID491_17092018102843.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALYSSON LEONEZ DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ALYSSON" "autor_email" => "alyssonleonezaraujo@bol.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }