ENGENHARIA DIDÁTICA: UMA METODOLOGIA NA ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE GEOMETRIA ESPACIAL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47228 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 442 "inscrito_id" => 6908 "titulo" => "ENGENHARIA DIDÁTICA: UMA METODOLOGIA NA ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE GEOMETRIA ESPACIAL" "resumo" => "Esta pesquisa fez uso da Engenharia Didática como metodologia e como referencial teórico a Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 2008) que nos possibilitará com mais precisão se os saberes escolares ensinados pelo professor foram consolidados pelos estudantes; pois no processo de ensino e aprendizagem é importante verificar, se o estudante compreendeu o conteúdo trabalhado em sala de aula e como mostrará se esses saberes estão sendo usados de forma apropriada na prática. Nosso objetivo foi verificar se os alunos conseguem relacionar os dados de um problema matemático com a construção geométrica da figura e identificar as principais dificuldades dos alunos na elaboração e formulação da solução de uma questão problema. O conteúdo matemático passado nas salas de aula transforma-a num elo abstrato e distante da realidade do aluno, e partindo desse questionamento, esta pesquisa vem de forma didática transpor aos alunos a possibilidade construir seu próprio conhecimento; para isso iremos utilizar a planificação e a construção do sólido geométrico (pirâmide), onde o aluno terá em mão o objeto matemático, e poderá compara e tirar suas próprias conclusões. Verificamos no final da pesquisa que a grande maioria dos alunos que participaram tinha dificuldade no conteúdo do Ensino Fundamental e isso é visível em uma das duas turmas que a pesquisa foi aplicada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENGENHARIA DIDÁTICA, SÓLIDO GEOMETRICO, PIRÂMIDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6908_03082018105503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARETHA CRISTINA DE ALMEIDA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ARETHA RIBEIRO" "autor_email" => "aretha_cristina_ribeiro@h" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47228 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 442 "inscrito_id" => 6908 "titulo" => "ENGENHARIA DIDÁTICA: UMA METODOLOGIA NA ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE GEOMETRIA ESPACIAL" "resumo" => "Esta pesquisa fez uso da Engenharia Didática como metodologia e como referencial teórico a Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 2008) que nos possibilitará com mais precisão se os saberes escolares ensinados pelo professor foram consolidados pelos estudantes; pois no processo de ensino e aprendizagem é importante verificar, se o estudante compreendeu o conteúdo trabalhado em sala de aula e como mostrará se esses saberes estão sendo usados de forma apropriada na prática. Nosso objetivo foi verificar se os alunos conseguem relacionar os dados de um problema matemático com a construção geométrica da figura e identificar as principais dificuldades dos alunos na elaboração e formulação da solução de uma questão problema. O conteúdo matemático passado nas salas de aula transforma-a num elo abstrato e distante da realidade do aluno, e partindo desse questionamento, esta pesquisa vem de forma didática transpor aos alunos a possibilidade construir seu próprio conhecimento; para isso iremos utilizar a planificação e a construção do sólido geométrico (pirâmide), onde o aluno terá em mão o objeto matemático, e poderá compara e tirar suas próprias conclusões. Verificamos no final da pesquisa que a grande maioria dos alunos que participaram tinha dificuldade no conteúdo do Ensino Fundamental e isso é visível em uma das duas turmas que a pesquisa foi aplicada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENGENHARIA DIDÁTICA, SÓLIDO GEOMETRICO, PIRÂMIDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6908_03082018105503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARETHA CRISTINA DE ALMEIDA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ARETHA RIBEIRO" "autor_email" => "aretha_cristina_ribeiro@h" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }