Este artigo tem como objetivo refletir sobre a contribuição dada, pelo material didático ao ensino de geometria, possibilite ao aluno perceber as formas geométricas em contextos diversos. Os sujeitos envolvidos nesse estudo foram quarenta alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio de uma escola pública estadual na cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, apresentaremos como realizamos as atividades, na qual procuramos fazer a relação entre a geometria escolar e as formas geométricas presente no cotidiano. Como principais suportes teóricos, temos Soares (2009) e Lorenzato (1995) sobre o ensino de geometria, versaremos sobre a evolução histórica dos conceitos de geometria, principais acontecimentos e omissão desse conteúdo em sala de aula da educação básica. A coleta das informações deu-se através do observado no encontro com os alunos e avaliação verbal que realizamos ao término da oficina. Os sujeitos desse estudo, (re)significaram os conceitos dos conteúdos matemático em estudo, através do contato com o material concreto, enxergaram a aplicabilidade da geometria e sua ligação com o cotidiano.