ENSINO DE LÍNGUAS E ACOMPANHAMENTO ESCOLAR NAS REDES SOCIAIS: UMA PRÁTICA POSSÍVEL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47254 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 924 "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUAS E ACOMPANHAMENTO ESCOLAR NAS REDES SOCIAIS: UMA PRÁTICA POSSÍVEL" "resumo" => "A educação a distância (EAD) tem se beneficiado não apenas dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), os quais foram desenvolvidos especificamente com o intuito de criar ambientes propícios para o desenvolvimento de cursos, mas também de redes sociais que, na atualidade, estão disponíveis a praticamente todas as pessoas que têm acesso a internet. O Facebook, o Skype, o Hangouts e até mesmo o Whatsapp são recursos que podem ser utilizados como suporte para aulas on-line na modalidade EAD. O conceito de aula também muda (MORAN, 1994) devido aos recursos tecnológicos digitais disponíveis atualmente. E havendo esta mudança, cabe ao professor repensar sua proposta de trabalho e seu papel (ALARCÃO, 2003). Este trabalho teve por objetivos: enumerar as redes sociais mais utilizadas para o ensino de línguas e o acompanhamento escolar; e identificar quais materiais são mais utilizados no processo de ensino-aprendizagem nestas redes. Para tanto foi necessário entrevistar uma professora que oferece aulas on-line e alguns de seus alunos. Observou-se que ainda há uma grande resistência não só por pessoas de outras gerações, mas também por parte dos nativos digitais a terem aulas de idiomas e/ou acompanhamento escolar nas redes sociais, utilizando a modalidade a distância. A redes sociais mais acessadas para esta finalidade, por ordem de utilização, foram: Facebook, Skype, Hangouts e Whatsapp. Também foi possível perceber que os matérias indicados para estudo são muito variados, dependo do grau de conhecimento e manuseio do indivíduo com as tecnologias da informação e comunicação (TICs)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, REDES SOCIAIS, TICS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID924_02052018172752.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "IZABEL CRISTINA" "autor_email" => "izabel_cbarbosa@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47254 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 924 "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUAS E ACOMPANHAMENTO ESCOLAR NAS REDES SOCIAIS: UMA PRÁTICA POSSÍVEL" "resumo" => "A educação a distância (EAD) tem se beneficiado não apenas dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), os quais foram desenvolvidos especificamente com o intuito de criar ambientes propícios para o desenvolvimento de cursos, mas também de redes sociais que, na atualidade, estão disponíveis a praticamente todas as pessoas que têm acesso a internet. O Facebook, o Skype, o Hangouts e até mesmo o Whatsapp são recursos que podem ser utilizados como suporte para aulas on-line na modalidade EAD. O conceito de aula também muda (MORAN, 1994) devido aos recursos tecnológicos digitais disponíveis atualmente. E havendo esta mudança, cabe ao professor repensar sua proposta de trabalho e seu papel (ALARCÃO, 2003). Este trabalho teve por objetivos: enumerar as redes sociais mais utilizadas para o ensino de línguas e o acompanhamento escolar; e identificar quais materiais são mais utilizados no processo de ensino-aprendizagem nestas redes. Para tanto foi necessário entrevistar uma professora que oferece aulas on-line e alguns de seus alunos. Observou-se que ainda há uma grande resistência não só por pessoas de outras gerações, mas também por parte dos nativos digitais a terem aulas de idiomas e/ou acompanhamento escolar nas redes sociais, utilizando a modalidade a distância. A redes sociais mais acessadas para esta finalidade, por ordem de utilização, foram: Facebook, Skype, Hangouts e Whatsapp. Também foi possível perceber que os matérias indicados para estudo são muito variados, dependo do grau de conhecimento e manuseio do indivíduo com as tecnologias da informação e comunicação (TICs)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, REDES SOCIAIS, TICS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID924_02052018172752.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "IZABEL CRISTINA" "autor_email" => "izabel_cbarbosa@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }