Este artigo vem apresentar os resultados da experiência desenvolvida na atuação junto à Universidade Estadual da Paraíba, através do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia, nas turmas do primeiro ano do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo (Polivalente), em Campina Grande/PB. A partir do mesmo, foi possível analisar o desenvolvimento das turmas envolvidas com relação à leitura e interpretação de textos geográficos, com a utilização de imagens e charges, recursos de grande importância para o estudo de Geografia em sala de aula. Fundamentado em teorias de estudiosos da área em questão, o presente estudo relaciona a teoria e a prática, objetivando conseguir fazer com que os alunos fossem capazes de compreender a Geografia a partir da inter-relação entre a linguagem escrita e a linguagem das imagens, como também das informações e experiências cotidianas de cada aluno, em busca da transformação desses conhecimentos em conhecimento cientifico, a partir da inter-relação entre as diversas escalas geográficas. Por fim, estima-se que a intervenção/colaboração com a utilização de imagens e charges, tenha sido responsável pela melhoria no ensino nas turmas envolvidas no PIBID/CAPES/UEPB/Subprojeto de Geografia.