FORMAÇÃO CONTINUADA: RESIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47454 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1533 "inscrito_id" => 3761 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: RESIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE." "resumo" => "O intuito deste artigo é refletir a cerca da formação contínua dos professores, trazendo discursões sobre o atual contexto que necessita passar por mudanças, a fim de preparar profissionais para além do ato de educar. É necessário possibilitar um ensino voltado para a realidade do aluno, que ultrapasse os muros da escola. O objetivo do artigo é coletar dados a cerca da formação de professores tendo em vista a importância da mesma para o processo ensino e aprendizagem e crescimento profissional. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com questionários, aonde foi possível observar que (70%) dos profissionais possuíam formação em pedagogia, (28%) estava cursando e (2%) não possui graduação somente experiência em sala de aula. Foi possível verificar que os professores que participam de formação continuada possuem segurança ao falar e não apresentam dificuldades para expor sua experiência, em contra partida aqueles que estão acomodados continuam com práticas arcaicas, apresentam insegurança quanto às respostas e resistência ao novo. É preciso destacar também que os profissionais que ainda estão na graduação mesmo já atuando, não se sentem preparados para a prática e sinalizam que a academia é falha nesse aspecto, por não proporcionar situações reais aonde a teoria seja aplicada. Enquanto aos que não possuem formação foi observado que a valorização demasiada da prática impede-os de buscar o conhecimento, por considerarem que somente a experiência garantirá um ensino eficiente. Entende-se que a formação continuada é urgente e necessária para resignificação docente tendo em vista uma práxis transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO, APRENDIZAGEM, RRESIGNIFICAÇÃO, RRESIGNIFICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3761_06092018203830.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERA MICAELE ESMERALDA SOBREIRA DE SA" "autor_nome_curto" => "MICAELE SÁ" "autor_email" => "micaele_sa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JAGUARIÚNA UNIJÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47454 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1533 "inscrito_id" => 3761 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: RESIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE." "resumo" => "O intuito deste artigo é refletir a cerca da formação contínua dos professores, trazendo discursões sobre o atual contexto que necessita passar por mudanças, a fim de preparar profissionais para além do ato de educar. É necessário possibilitar um ensino voltado para a realidade do aluno, que ultrapasse os muros da escola. O objetivo do artigo é coletar dados a cerca da formação de professores tendo em vista a importância da mesma para o processo ensino e aprendizagem e crescimento profissional. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com questionários, aonde foi possível observar que (70%) dos profissionais possuíam formação em pedagogia, (28%) estava cursando e (2%) não possui graduação somente experiência em sala de aula. Foi possível verificar que os professores que participam de formação continuada possuem segurança ao falar e não apresentam dificuldades para expor sua experiência, em contra partida aqueles que estão acomodados continuam com práticas arcaicas, apresentam insegurança quanto às respostas e resistência ao novo. É preciso destacar também que os profissionais que ainda estão na graduação mesmo já atuando, não se sentem preparados para a prática e sinalizam que a academia é falha nesse aspecto, por não proporcionar situações reais aonde a teoria seja aplicada. Enquanto aos que não possuem formação foi observado que a valorização demasiada da prática impede-os de buscar o conhecimento, por considerarem que somente a experiência garantirá um ensino eficiente. Entende-se que a formação continuada é urgente e necessária para resignificação docente tendo em vista uma práxis transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO, APRENDIZAGEM, RRESIGNIFICAÇÃO, RRESIGNIFICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3761_06092018203830.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERA MICAELE ESMERALDA SOBREIRA DE SA" "autor_nome_curto" => "MICAELE SÁ" "autor_email" => "micaele_sa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JAGUARIÚNA UNIJÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }