INTERAÇÃO PEDAGÓGICA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PONTO CRUCIAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47667 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2019 "inscrito_id" => 1791 "titulo" => "INTERAÇÃO PEDAGÓGICA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PONTO CRUCIAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM." "resumo" => "A interação entre professor e aluno na sala de aula se constitui como um dos principais elementos no processo de ensino-aprendizagem, sendo que sua compreensão não apenas facilita este processo como também influi na sua qualidade. Para que haja a aprendizagem e não uma simples memorização, é preciso que ocorra interação pedagógica entre o professor e o aluno. A língua funciona como um elemento de interação entre o indivíduo e a sociedade em que ele atua, e é através dela que a realidade se transforma em símbolos com os quais esse, processa a comunicação linguística. A interação em sala de aula é um importante instrumento no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, se não houver comunicação dentro da sala de aula, o aluno não aprende e por consequência não se desenvolve e assim não haverá aprendizagem nem desenvolvimentos múltiplos. Este trabalho vem fornecer subsídios para melhor compreensão da interação pedagógica na sala de aula de língua portuguesa entre professor-aluno, como ponto crucial para o processo de ensino-aprendizagem a partir da linguagem do professor e facilitar a análise do efeito desta no comportamento e linguagem dos alunos. É nesse contexto de interação professor e aluno que se configura a relação entre as necessidades educacionais dos alunos e as respostas pedagógicas a elas disponibilizadas, o que envolve o domínio do conhecimento pelo professor, sua capacitação técnico-científica, a competência de ensinar pesquisando, as características socioculturais e o perfil psicológico dos atores sociais envolvidos ou seja, o professor e o aluno. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa por entender que é necessário compreender detalhes e significados, além do contato com o campo de pesquisa e com os sujeitos envolvidos, descrevendo os fatos encontrados em uma Escola de Referência no interior do Estado de Pernambuco." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "INTERAÇÃO PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID1791_09092018170905.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMON HENRIQUE LIMA DE AMORIM" "autor_nome_curto" => "RAMON AMORIM" "autor_email" => "ramoon.amorim@hotmail.com" "autor_ies" => "FADIMAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47667 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2019 "inscrito_id" => 1791 "titulo" => "INTERAÇÃO PEDAGÓGICA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PONTO CRUCIAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM." "resumo" => "A interação entre professor e aluno na sala de aula se constitui como um dos principais elementos no processo de ensino-aprendizagem, sendo que sua compreensão não apenas facilita este processo como também influi na sua qualidade. Para que haja a aprendizagem e não uma simples memorização, é preciso que ocorra interação pedagógica entre o professor e o aluno. A língua funciona como um elemento de interação entre o indivíduo e a sociedade em que ele atua, e é através dela que a realidade se transforma em símbolos com os quais esse, processa a comunicação linguística. A interação em sala de aula é um importante instrumento no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, se não houver comunicação dentro da sala de aula, o aluno não aprende e por consequência não se desenvolve e assim não haverá aprendizagem nem desenvolvimentos múltiplos. Este trabalho vem fornecer subsídios para melhor compreensão da interação pedagógica na sala de aula de língua portuguesa entre professor-aluno, como ponto crucial para o processo de ensino-aprendizagem a partir da linguagem do professor e facilitar a análise do efeito desta no comportamento e linguagem dos alunos. É nesse contexto de interação professor e aluno que se configura a relação entre as necessidades educacionais dos alunos e as respostas pedagógicas a elas disponibilizadas, o que envolve o domínio do conhecimento pelo professor, sua capacitação técnico-científica, a competência de ensinar pesquisando, as características socioculturais e o perfil psicológico dos atores sociais envolvidos ou seja, o professor e o aluno. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa por entender que é necessário compreender detalhes e significados, além do contato com o campo de pesquisa e com os sujeitos envolvidos, descrevendo os fatos encontrados em uma Escola de Referência no interior do Estado de Pernambuco." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "INTERAÇÃO PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID1791_09092018170905.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMON HENRIQUE LIMA DE AMORIM" "autor_nome_curto" => "RAMON AMORIM" "autor_email" => "ramoon.amorim@hotmail.com" "autor_ies" => "FADIMAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }