O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O DESENHO: ATRAVÉS DE UM NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47991 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1631 "inscrito_id" => 3144 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O DESENHO: ATRAVÉS DE UM NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA." "resumo" => "O estudo pretende mostrar a importância do desenvolvimento cognitivo, a partir de um novo olhar sobre práticas pedagógicas, que enfatizam o desenho espontâneo, nas atividades trabalhadas e especificamente o desenho do final de semana da criança, na educação infantil. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula de nível III, com crianças de 4 anos de idade, na Escola Municipal João Gabriel de Oliveira, localizada na comunidade de Aningas, zona rural do município de Ceará Mirim, no estado do Rio Grande do Norte. O referido estudo está baseado numa perspectiva sócio interacionista, pautado na teoria de VIGOTSKY (2007), PIAGET E INHELDER e PILLAR apud LUQUET(2012), a qual este aporte teórico foi utilizado para fundamentar nossa pesquisa qualitativa, que tem a intenção de analisar e perceber o desenvolvimento cognitivo, na compreensão do pensamento através da vivência social do aluno, de modo a entender os reflexos de um novo olhar sobre a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula, possibilitando o desenho como representação da imagem mental acerca do final de semana da criança. Contudo, percebemos que a representação do desenho do final de semana e outras atividades, como escrita espontânea, possibilita nossas observações e constatações no desenvolvimento cognitivo da criança, pois atualmente, o momento da roda de conversa já existe diálogos pertinentes e compreensivos, e as perguntas passaram a ter consideráveis respostas dos alunos, podemos assim dizer, que a mudanças de olhares sobre a prática pedagógica e a ação desenvolvida teve crescente contribuição favorecendo o ensino-aprendizagem das crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, DESENHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA9_ID3144_07092018172118.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSELEIDE VITORINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSELEIDE" "autor_email" => "VITORIAROSE.2012@GMAIL.CO" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47991 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1631 "inscrito_id" => 3144 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O DESENHO: ATRAVÉS DE UM NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA." "resumo" => "O estudo pretende mostrar a importância do desenvolvimento cognitivo, a partir de um novo olhar sobre práticas pedagógicas, que enfatizam o desenho espontâneo, nas atividades trabalhadas e especificamente o desenho do final de semana da criança, na educação infantil. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula de nível III, com crianças de 4 anos de idade, na Escola Municipal João Gabriel de Oliveira, localizada na comunidade de Aningas, zona rural do município de Ceará Mirim, no estado do Rio Grande do Norte. O referido estudo está baseado numa perspectiva sócio interacionista, pautado na teoria de VIGOTSKY (2007), PIAGET E INHELDER e PILLAR apud LUQUET(2012), a qual este aporte teórico foi utilizado para fundamentar nossa pesquisa qualitativa, que tem a intenção de analisar e perceber o desenvolvimento cognitivo, na compreensão do pensamento através da vivência social do aluno, de modo a entender os reflexos de um novo olhar sobre a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula, possibilitando o desenho como representação da imagem mental acerca do final de semana da criança. Contudo, percebemos que a representação do desenho do final de semana e outras atividades, como escrita espontânea, possibilita nossas observações e constatações no desenvolvimento cognitivo da criança, pois atualmente, o momento da roda de conversa já existe diálogos pertinentes e compreensivos, e as perguntas passaram a ter consideráveis respostas dos alunos, podemos assim dizer, que a mudanças de olhares sobre a prática pedagógica e a ação desenvolvida teve crescente contribuição favorecendo o ensino-aprendizagem das crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, DESENHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA9_ID3144_07092018172118.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSELEIDE VITORINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSELEIDE" "autor_email" => "VITORIAROSE.2012@GMAIL.CO" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }