O ENSINO MÉDIO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PRODUÇÃO TEXTUAL.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48068 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1341 "inscrito_id" => 9676 "titulo" => "O ENSINO MÉDIO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PRODUÇÃO TEXTUAL." "resumo" => "Neste texto, que se ampara numa pesquisa de natureza documental de base qualitativa-interpretativa, busca-se refletir sobre a configuração teórica da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio sobre o ensino de produção textual escrita, discutindo-se os aspectos conceituais e estruturais que formam a BNCC e as implicações que ela terá para esse nível de ensino. Para dar embasamento a nossa pesquisa, buscamos as contribuições de Moreira (2008), Young (2010), Lopes (2011, 2012), Varela (2013), Campos (2017) e Ferreira (2018), na área do currículo. Já na área de linguagens, nos reportamos a Antunes (2003, 2009), Koch (2003, 2008), Soares (2009) e Benveniste (1989). Percebe-se nas leituras feitas que o texto da BNCC é formado por teorias que contemplam “a educação integral dos estudantes no que concerne aos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais” (BRASIL, p. 464). Assim é notado claramente em seu texto é ampla abordagem de conceito de Língua e texto, pautados na interação, no contexto, e na construção de sentidos. A referência a esta educação integral, a uma educação de qualidade está presente em outros documentos oficiais e se constitui em um direito de cada cidadão. O que é legítimo recuperar. No entanto, é preciso haver mudanças, mas elas precisam ir além das organizações curriculares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA, LÍNGUA PORTUGUESA, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID9676_04092018205843.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUCIENE MAIA FREIRE" "autor_nome_curto" => "MARIA LUCIENE" "autor_email" => "lucienemfreire@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48068 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1341 "inscrito_id" => 9676 "titulo" => "O ENSINO MÉDIO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PRODUÇÃO TEXTUAL." "resumo" => "Neste texto, que se ampara numa pesquisa de natureza documental de base qualitativa-interpretativa, busca-se refletir sobre a configuração teórica da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio sobre o ensino de produção textual escrita, discutindo-se os aspectos conceituais e estruturais que formam a BNCC e as implicações que ela terá para esse nível de ensino. Para dar embasamento a nossa pesquisa, buscamos as contribuições de Moreira (2008), Young (2010), Lopes (2011, 2012), Varela (2013), Campos (2017) e Ferreira (2018), na área do currículo. Já na área de linguagens, nos reportamos a Antunes (2003, 2009), Koch (2003, 2008), Soares (2009) e Benveniste (1989). Percebe-se nas leituras feitas que o texto da BNCC é formado por teorias que contemplam “a educação integral dos estudantes no que concerne aos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais” (BRASIL, p. 464). Assim é notado claramente em seu texto é ampla abordagem de conceito de Língua e texto, pautados na interação, no contexto, e na construção de sentidos. A referência a esta educação integral, a uma educação de qualidade está presente em outros documentos oficiais e se constitui em um direito de cada cidadão. O que é legítimo recuperar. No entanto, é preciso haver mudanças, mas elas precisam ir além das organizações curriculares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA, LÍNGUA PORTUGUESA, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID9676_04092018205843.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUCIENE MAIA FREIRE" "autor_nome_curto" => "MARIA LUCIENE" "autor_email" => "lucienemfreire@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }