Em contradição com o que é frequentemente observado na prática escolar nacional, as perspectivas norteadoras do Ensino Médio, implementadas pelo Governo Federal, incentivam o uso de diversificadas estratégias e metodologias de ensino com o objetivo de modificar o padrão existente. Assim, neste panorama, o PIBID tem estimulado a formação de educadores com visão inovadora de ensino, proporcionando aos licenciandos oportunidades de criar e participar de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Nesta perspectiva, esta sessão temática busca discorrer sobre a utilização da paródia musical como estratégia didática em Educação Ambiental (EA), durante um minicurso realizado por bolsistas do PIBID-UEPB na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, cadastrada à rede pública estadual na cidade de Campina Grande – PB, envolvendo estudantes das três séries que compõem o Ensino Médio. Os dados foram levantados por meio das produções textuais desenvolvidas pelos participantes durante a última etapa do processo e analisados por meio da técnica de “análise temática” (BARDIN, 2011), a partir do agrupamento de componentes em três categorias (identificação, percepção socioambiental ampla e percepção socioambiental restrita). Como resultados, destacamos discursos relacionados à identificação com o trabalho de EA desenvolvido na escola; percepção socioambiental ampla, em congruência com a literatura utilizada; e também restrita, ou distanciada das referências teóricas levantadas. De tudo posto, pôde-se concluir que a abertura proporcionada pela ferramenta da paródia musical é bastante eficiente para a construção do conhecimento em EA, estabelecendo uma possibilidade de avaliação lúdica do aprendizado, sendo possivelmente um bom instrumento para a prática docente em outras áreas.