Este artigo tem como propósito apresentar o papel educativo do conto afro-brasileiro na sala de aula de ensino fundamental I no trato de questões relativas à diversidade e diferença. Nossa proposta é mostrar que a literatura infantil educa e consiste num espaço de discussão sobre as relações étnico-raciais em que a partir do conto é possível empreender discussões na escola, sobre a cultura afro-brasileira e as relações raciais no contexto da diversidade no sentido de empreender discussões sobre preconceito e discriminação na escola. A proposta deste trabalho faz parte das ações do Projeto de Extensão Práticas de Leitura e Escrita que desenvolve ações na escola com práticas sociais de leitura e produção da escrita com crianças dos anos iniciais. Como suporte metodológico utilizamos oficina pedagógica temática que nos propiciou a partir da abordagem de um conto africano refletir a partir do universo infantil questões pontuais de serem tratadas na escola a exemplo das relações raciais entre os sujeitos escolares. Este estudo nos permitiu compreender que o preconceito e a discriminação que perpassam o espaço da escola são fundamentais de serem discutidos com crianças nos anos iniciais, quando colocados a partir de uma ação pedagógica que tenha como perspectiva uma educação anti-racista que vise a promoção da igualdade racial.