PERSPECTIVA CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) NOS ARTIGOS DA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA ENTRE 2009 E 2016: UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48570 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4023 "inscrito_id" => 7539 "titulo" => "PERSPECTIVA CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) NOS ARTIGOS DA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA ENTRE 2009 E 2016: UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida em três fases ou etapas, distintas e complementares: [1] Fase exploratória: compreendeu uma revisão bibliográfica de artigos científicos publicados na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) sobre a perspectiva CTS, no recorte temporal de 2009 a 2016. [2] Elaboração de uma Sequência Didática (SD) pautada na perspectiva CTS sobre o conteúdo de ácidos e bases, tendo como tema estruturador a “chuva ácida e seus impactos sociais e ambientais”. [3] Aplicação da SD numa Escola de Referência em Ensino Médio de Recife-PE, com 25 estudantes do primeiro ano do ensino médio. Para o presente trabalho teremos como foco a fase inicial da pesquisa, ou seja, apenas a fase exploratória. Deste modo, esta pesquisa assume por objetivo realizar uma revisão bibliográfica de artigos científicos publicados na revista Química Nova na Escola – QNEsc, no recorte temporal de 2009 a 2016, sobre a perspectiva CTS. Esta revisão nos possibilitou uma visão mais ampla sobre o estado atual das publicações sobre a perspectiva CTS, os resultados obtidos com a utilização desse tipo de perspectiva e suas lacunas, nos fazendo perceber a contribuição da investigação para a construção de trabalhos na área de ensino de química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, PERSPECTIVA CTS, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID7539_17092018163819.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAIANE DA SILVA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "DAIANE MONTEIRO" "autor_email" => "dayanemonteiro08@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48570 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4023 "inscrito_id" => 7539 "titulo" => "PERSPECTIVA CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) NOS ARTIGOS DA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA ENTRE 2009 E 2016: UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida em três fases ou etapas, distintas e complementares: [1] Fase exploratória: compreendeu uma revisão bibliográfica de artigos científicos publicados na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) sobre a perspectiva CTS, no recorte temporal de 2009 a 2016. [2] Elaboração de uma Sequência Didática (SD) pautada na perspectiva CTS sobre o conteúdo de ácidos e bases, tendo como tema estruturador a “chuva ácida e seus impactos sociais e ambientais”. [3] Aplicação da SD numa Escola de Referência em Ensino Médio de Recife-PE, com 25 estudantes do primeiro ano do ensino médio. Para o presente trabalho teremos como foco a fase inicial da pesquisa, ou seja, apenas a fase exploratória. Deste modo, esta pesquisa assume por objetivo realizar uma revisão bibliográfica de artigos científicos publicados na revista Química Nova na Escola – QNEsc, no recorte temporal de 2009 a 2016, sobre a perspectiva CTS. Esta revisão nos possibilitou uma visão mais ampla sobre o estado atual das publicações sobre a perspectiva CTS, os resultados obtidos com a utilização desse tipo de perspectiva e suas lacunas, nos fazendo perceber a contribuição da investigação para a construção de trabalhos na área de ensino de química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, PERSPECTIVA CTS, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID7539_17092018163819.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAIANE DA SILVA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "DAIANE MONTEIRO" "autor_email" => "dayanemonteiro08@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }