QUI-PERFEITO: JOGO DIDÁTICO COMO RECURSO NO
ENSINO DE QUÍMICA: CINÉTICA DOS GASES RUMO Á
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO:
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48826 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1446 "inscrito_id" => 6457 "titulo" => """ QUI-PERFEITO: JOGO DIDÁTICO COMO RECURSO NO\r\n ENSINO DE QUÍMICA: CINÉTICA DOS GASES RUMO Á\r\n APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO: """ "resumo" => """ RESUMO\r\n O trabalho parte de observação do ensino de química através da aula teórica, incluindo jogos\r\n didáticos como ferramenta significativa, tornando essa tarefa mais fácil e agradável, no ensino\r\n do comportamento dos gases com caminhos rumo a aprendizagem significativa no ensino\r\n médio: Objetiva-se o desenvolvimento deste trabalho para verificar a importância de atividades\r\n lúdicas no ensino de Química .Considerando que o professor é o mediador desse processo na\r\n sala de aula, a fim de torna-lo atrativo, claro e mais dinâmico, facilitando a proximidade do\r\n aluno com o conteúdo para o ensino-aprendizagem, como também favorecem a interação entre o\r\n aluno e o professor. Neste trabalho é apresentado uma proposta de atividade usando jogos\r\n didáticos relacionados ao conteúdo de estudos dos gases aplicados a estudantes da escola Centro\r\n de Ensino Norma Suely localizado no município de Açailândia, foi proposto a duas turmas de 2º\r\n ano, para tanto procede-se, a metodologia usada de acordo com os dados obtidos, permite\r\n concluir que há dificuldades de relacionar a teoria com a pratica. Foi aplicado um questionário\r\n para professor e aos alunos, seguida de uma explanação oral sobre o assunto observando o\r\n comportamento dos gases no dia a dia, e em seguida aplicação de jogos para que\r\n compreendessem os conteúdos de estudos dos gases. Após a aplicação dos jogos, foi observado\r\n que a metodologia demonstrou-se ser satisfatória, conduzindo os estudantes a uma melhor\r\n compreensão dos conteúdos demonstrando o caráter lúdico da proposta. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO DE QUÍMICA, PROFESSOR MEDIADOR, PROFESSOR MEDIADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID6457_05092018233822.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERBENA LUCIA GONZAGA SARDINHA" "autor_nome_curto" => "VERBENA LUCIA" "autor_email" => "verbenalucia2@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48826 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1446 "inscrito_id" => 6457 "titulo" => """ QUI-PERFEITO: JOGO DIDÁTICO COMO RECURSO NO\r\n ENSINO DE QUÍMICA: CINÉTICA DOS GASES RUMO Á\r\n APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO: """ "resumo" => """ RESUMO\r\n O trabalho parte de observação do ensino de química através da aula teórica, incluindo jogos\r\n didáticos como ferramenta significativa, tornando essa tarefa mais fácil e agradável, no ensino\r\n do comportamento dos gases com caminhos rumo a aprendizagem significativa no ensino\r\n médio: Objetiva-se o desenvolvimento deste trabalho para verificar a importância de atividades\r\n lúdicas no ensino de Química .Considerando que o professor é o mediador desse processo na\r\n sala de aula, a fim de torna-lo atrativo, claro e mais dinâmico, facilitando a proximidade do\r\n aluno com o conteúdo para o ensino-aprendizagem, como também favorecem a interação entre o\r\n aluno e o professor. Neste trabalho é apresentado uma proposta de atividade usando jogos\r\n didáticos relacionados ao conteúdo de estudos dos gases aplicados a estudantes da escola Centro\r\n de Ensino Norma Suely localizado no município de Açailândia, foi proposto a duas turmas de 2º\r\n ano, para tanto procede-se, a metodologia usada de acordo com os dados obtidos, permite\r\n concluir que há dificuldades de relacionar a teoria com a pratica. Foi aplicado um questionário\r\n para professor e aos alunos, seguida de uma explanação oral sobre o assunto observando o\r\n comportamento dos gases no dia a dia, e em seguida aplicação de jogos para que\r\n compreendessem os conteúdos de estudos dos gases. Após a aplicação dos jogos, foi observado\r\n que a metodologia demonstrou-se ser satisfatória, conduzindo os estudantes a uma melhor\r\n compreensão dos conteúdos demonstrando o caráter lúdico da proposta. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO DE QUÍMICA, PROFESSOR MEDIADOR, PROFESSOR MEDIADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID6457_05092018233822.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERBENA LUCIA GONZAGA SARDINHA" "autor_nome_curto" => "VERBENA LUCIA" "autor_email" => "verbenalucia2@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }