VISÕES DA SOCIEDADE SOBRE A ESCOLA E COMPETÊNCIAS
NECESSÁRIAS NO ENSINO DE FÍSICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49323 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 123 "inscrito_id" => 1407 "titulo" => """ VISÕES DA SOCIEDADE SOBRE A ESCOLA E COMPETÊNCIAS\r\n NECESSÁRIAS NO ENSINO DE FÍSICA """ "resumo" => """ Segundo a teoria antropológica do didático, os saberes escolares sofrem transformações\r\n desde o saber acadêmico até chegar ao saber escolar. Mas, nesse processo de transposição didática, o\r\n papel da noosfera é muito importante. Esses aspectos externos também marcam a relação da sociedade\r\n com a escola e com o ensino de física. Por esse motivo nos perguntamos: Como a sociedade percebe a\r\n função da escola e qual o papel do ensino de física no ensino médio? O trabalho de natureza\r\n quantitativa analisou um questionário eletrônico respondido por moradores de Recife-PE. Neste\r\n questionário constavam três perguntas. Uma sobre a função da escola para a sociedade, outra sobre o\r\n nível de importância se deve dá a um conjunto de problemáticas e a última indica quais são as\r\n competências que devem ser desenvolvidas com o ensino de física. As respostas deste questionário\r\n foram analisadas por meio da técnica de análise estatística implicativa e elementos de estatística\r\n descritiva. Notou-se que parte da sociedade ainda enxerga a escola de uma perspectiva tradicional,\r\n àquela transmissora de conhecimento erudito e memorização de algoritmos. Todavia, em contra\r\n partida a isto, há um bom número de pessoas que veem a escola como uma preparação para a vida e o\r\n ensino de física como fator importante para a alfabetização científica, desenvolvendo competências e\r\n tornando o estudante um cidadão crítico e participante da sociedade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, NOOSFERA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1407_01062018223956.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBSON RAABI DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ROBSON RAABI" "autor_email" => "robsonraabi@google.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49323 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 123 "inscrito_id" => 1407 "titulo" => """ VISÕES DA SOCIEDADE SOBRE A ESCOLA E COMPETÊNCIAS\r\n NECESSÁRIAS NO ENSINO DE FÍSICA """ "resumo" => """ Segundo a teoria antropológica do didático, os saberes escolares sofrem transformações\r\n desde o saber acadêmico até chegar ao saber escolar. Mas, nesse processo de transposição didática, o\r\n papel da noosfera é muito importante. Esses aspectos externos também marcam a relação da sociedade\r\n com a escola e com o ensino de física. Por esse motivo nos perguntamos: Como a sociedade percebe a\r\n função da escola e qual o papel do ensino de física no ensino médio? O trabalho de natureza\r\n quantitativa analisou um questionário eletrônico respondido por moradores de Recife-PE. Neste\r\n questionário constavam três perguntas. Uma sobre a função da escola para a sociedade, outra sobre o\r\n nível de importância se deve dá a um conjunto de problemáticas e a última indica quais são as\r\n competências que devem ser desenvolvidas com o ensino de física. As respostas deste questionário\r\n foram analisadas por meio da técnica de análise estatística implicativa e elementos de estatística\r\n descritiva. Notou-se que parte da sociedade ainda enxerga a escola de uma perspectiva tradicional,\r\n àquela transmissora de conhecimento erudito e memorização de algoritmos. Todavia, em contra\r\n partida a isto, há um bom número de pessoas que veem a escola como uma preparação para a vida e o\r\n ensino de física como fator importante para a alfabetização científica, desenvolvendo competências e\r\n tornando o estudante um cidadão crítico e participante da sociedade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, NOOSFERA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1407_01062018223956.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBSON RAABI DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ROBSON RAABI" "autor_email" => "robsonraabi@google.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }