SILVA, Sheley Cristina Corrêa Da et al.. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49351>. Acesso em: 24/11/2024 18:56
Este trabalho se propõe a analisar alguns momentos do projeto “Despertando Talentos: Sonhar e Viver Ciências” que consiste em uma proposta pedagógica de despertar o interesse dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental pelas Ciências da Natureza. Apresentamos aqui um recorte do projeto que tem como objetivo investigar as percepções dos estudantes sobre a carreira científica. O trabalho está ancorado em uma abordagem qualitativa que utilizou o questionário e a observação como técnicas de coleta de dados e informações. Observamos o compartilhamento de experiências de pesquisadores convidados com os estudantes. Participaram do projeto um biólogo, um químico e um físico. As percepções dos estudantes foram levantadas por meio de um questionário. Após a análise das respostas, identificamos um perfil de um cientista, que na visão discente precisa ser inteligente, paciente, criativo e divertido. Muitos estudantes passaram a ter uma identificação com a profissão e demonstraram ter o interesse de segui-la para o futuro.