A ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO: ESTUDO DE CASO COM CRIANÇA AUTISTA EM UMA ESCOLA PARTICULAR
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49381 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 244 "inscrito_id" => 1613 "titulo" => "A ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO: ESTUDO DE CASO COM CRIANÇA AUTISTA EM UMA ESCOLA PARTICULAR" "resumo" => "O presente trabalho ressalta a grande importância do psicopedagogo nas instituições escolares, para trabalharem juntamente com o professor no ambiente escolar. Busca-se analisar atuação psicopedagógica no atendimento de crianças com autismo. Além disso, objetiva-se proporcionar situações de agir-refletir-agir compatíveis com os fins educacionais. Essa pesquisa foi desenvolvida através de uma pesquisa de campo e bibliográfica na qual existem algumas definições sobre o tema proposto, tentando enfatizar os problemas relacionado com o Autismo. E foi baseado nas leituras de Bereohff (1991), Schwarstzman, J. S.(1995), Ana Maria Tarcitano (2008). A metodologia, desenvolvida através de pesquisa de campo com entrevista e bibliográfica, onde houve conceitos e definições sobre o autismo, enfatizou os métodos de ensino aplicado em sala de aula com crianças autistas, e compreendeu-se como funciona a relação do professor com uma dificuldade de aprendizagem que afeta muitas crianças e saber se estiver preparado para resolvê-lo. Acredita-se que para a superação dos problemas de ensinagem em autistas, é necessário um planejamento que inclua atividades diversificadas e individuais proposta pelo psicopedagogo e estudo constante, dedicação e muita competência, pois será necessário investigar as teorias de aprendizagem e colocá-las em prática, conhecendo também a história familiar do educando que é o ponto essencial de nosso projeto. Há de se destacar que se pode contribuir de forma significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças que possuem autismo. Para isso a pesquisa propõe operacionalizar uma prática pedagógica que reflita coletivamente sobre o planejamento das atividades educativas, sobre as estratégias e recursos de ensino-aprendizagem e de avaliação visando garantir que crianças autistas aprendam." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "AUTISMO, APRENDIZAGEM, CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR, PAIS, PAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID1613_09092017112526.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO NOJOSA DOS SANTOS FILHO" "autor_nome_curto" => "NOJOSA FILHO" "autor_email" => "nojosaa@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE (FVJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49381 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 244 "inscrito_id" => 1613 "titulo" => "A ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO: ESTUDO DE CASO COM CRIANÇA AUTISTA EM UMA ESCOLA PARTICULAR" "resumo" => "O presente trabalho ressalta a grande importância do psicopedagogo nas instituições escolares, para trabalharem juntamente com o professor no ambiente escolar. Busca-se analisar atuação psicopedagógica no atendimento de crianças com autismo. Além disso, objetiva-se proporcionar situações de agir-refletir-agir compatíveis com os fins educacionais. Essa pesquisa foi desenvolvida através de uma pesquisa de campo e bibliográfica na qual existem algumas definições sobre o tema proposto, tentando enfatizar os problemas relacionado com o Autismo. E foi baseado nas leituras de Bereohff (1991), Schwarstzman, J. S.(1995), Ana Maria Tarcitano (2008). A metodologia, desenvolvida através de pesquisa de campo com entrevista e bibliográfica, onde houve conceitos e definições sobre o autismo, enfatizou os métodos de ensino aplicado em sala de aula com crianças autistas, e compreendeu-se como funciona a relação do professor com uma dificuldade de aprendizagem que afeta muitas crianças e saber se estiver preparado para resolvê-lo. Acredita-se que para a superação dos problemas de ensinagem em autistas, é necessário um planejamento que inclua atividades diversificadas e individuais proposta pelo psicopedagogo e estudo constante, dedicação e muita competência, pois será necessário investigar as teorias de aprendizagem e colocá-las em prática, conhecendo também a história familiar do educando que é o ponto essencial de nosso projeto. Há de se destacar que se pode contribuir de forma significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças que possuem autismo. Para isso a pesquisa propõe operacionalizar uma prática pedagógica que reflita coletivamente sobre o planejamento das atividades educativas, sobre as estratégias e recursos de ensino-aprendizagem e de avaliação visando garantir que crianças autistas aprendam." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "AUTISMO, APRENDIZAGEM, CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR, PAIS, PAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID1613_09092017112526.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO NOJOSA DOS SANTOS FILHO" "autor_nome_curto" => "NOJOSA FILHO" "autor_email" => "nojosaa@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE (FVJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }