A BRINCADEIRA E O JOGO NA LITERATURA – UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO LEITORA PARA A CRIANÇA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49384 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 351 "inscrito_id" => 1932 "titulo" => "A BRINCADEIRA E O JOGO NA LITERATURA – UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO LEITORA PARA A CRIANÇA" "resumo" => "O presente trabalho aborda as novas correntes, que levaram a uma mudança dramática do ensino da leitura de um ensino, baseado principalmente em um manual, para um ensino mais direcionado à Literatura. O futuro da Literatura infantil, no ensino da leitura, depende, em parte, para explorar o potencial de textos, a utilidade da Literatura e a construção de teorias, a respeito de por que a instrução pela leitura precisa da Literatura como um componente essencial da aprendizagem. O interesse pelo uso de atividades, com atenção plena para à leitura, com crianças e jovens, está crescendo. O objetivo geral do artigo é compreender as evidências, relacionadas ao uso de atividades de leitura com a Literatura. Como objetivos específicos: reconhecer a Literatura como potente campo de estudo e conhecimento de aprendizagem da leitura; avaliar o brincar e o jogo como estratégias lúdicas que em facilitam o aprimoramento da aprendizagem dos alunos da leitura. Existe a necessidade de proporcionar às crianças uma forma de combater o estresse e a pressão de viver no mundo altamente informatizado e carregado de hoje. Esta revisão da Literatura fornece fortes evidências de que brincar e jogar é fundamental para o bem-estar físico, psicológico e social das crianças. A conclusão do estudo é que ao brincar, as crianças podem experimentar emoções reais, criar sua própria incerteza, experimentar o inesperado, responder a novas situações e se adaptar a uma grande variedade de situações. O jogo permite que as crianças se socializem e se aproximem de adultos e lugares, permitindo o desenvolvimento de familiaridade e intimidade com ambos. Pode proporcionar oportunidades de aprendizagem independente, e criar confiança, resiliência, auto-estima e auto-eficácia. Embora o jogo possa aproximar as famílias, o fortalecimento das relações pai-filho, jogar longe da supervisão do adulto é igualmente importante, permitindo que as crianças adquiram mobilidade independente, explorem o mundo em seus próprios termos e criem suas próprias identidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LETRAS / LINGUÍSTICA" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, LEITURA, EDUCAÇÃO, BRINCAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA109_ID1932_11092017195901.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARUSHA KELLY CARVALHO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ARUSHA OLIVEIRA" "autor_email" => "arusha_ddm@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49384 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 351 "inscrito_id" => 1932 "titulo" => "A BRINCADEIRA E O JOGO NA LITERATURA – UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO LEITORA PARA A CRIANÇA" "resumo" => "O presente trabalho aborda as novas correntes, que levaram a uma mudança dramática do ensino da leitura de um ensino, baseado principalmente em um manual, para um ensino mais direcionado à Literatura. O futuro da Literatura infantil, no ensino da leitura, depende, em parte, para explorar o potencial de textos, a utilidade da Literatura e a construção de teorias, a respeito de por que a instrução pela leitura precisa da Literatura como um componente essencial da aprendizagem. O interesse pelo uso de atividades, com atenção plena para à leitura, com crianças e jovens, está crescendo. O objetivo geral do artigo é compreender as evidências, relacionadas ao uso de atividades de leitura com a Literatura. Como objetivos específicos: reconhecer a Literatura como potente campo de estudo e conhecimento de aprendizagem da leitura; avaliar o brincar e o jogo como estratégias lúdicas que em facilitam o aprimoramento da aprendizagem dos alunos da leitura. Existe a necessidade de proporcionar às crianças uma forma de combater o estresse e a pressão de viver no mundo altamente informatizado e carregado de hoje. Esta revisão da Literatura fornece fortes evidências de que brincar e jogar é fundamental para o bem-estar físico, psicológico e social das crianças. A conclusão do estudo é que ao brincar, as crianças podem experimentar emoções reais, criar sua própria incerteza, experimentar o inesperado, responder a novas situações e se adaptar a uma grande variedade de situações. O jogo permite que as crianças se socializem e se aproximem de adultos e lugares, permitindo o desenvolvimento de familiaridade e intimidade com ambos. Pode proporcionar oportunidades de aprendizagem independente, e criar confiança, resiliência, auto-estima e auto-eficácia. Embora o jogo possa aproximar as famílias, o fortalecimento das relações pai-filho, jogar longe da supervisão do adulto é igualmente importante, permitindo que as crianças adquiram mobilidade independente, explorem o mundo em seus próprios termos e criem suas próprias identidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LETRAS / LINGUÍSTICA" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, LEITURA, EDUCAÇÃO, BRINCAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA109_ID1932_11092017195901.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARUSHA KELLY CARVALHO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ARUSHA OLIVEIRA" "autor_email" => "arusha_ddm@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }