O aumento do uso das plataformas de comunicação online tem sido cada vez maior; os usuários atuam como agentes desenvolvedores de mudanças atribuindo diferentes usos a essas tecnologias. Na esfera profissional, o conjunto de ações no ciberespaço pode estar vinculado ao desenvolvimento dos estudantes implicando, também, no seu futuro profissional em relação a sua inserção no mercado de trabalho. O objetivo deste estudo de caso foi analisar como os estudantes de ensino superior relacionam o uso das redes sociais virtuais com o seu desenvolvimento profissional e divulgação de conhecimento. Para tanto, realizamos entrevista com dez estudantes do ensino superior, em Portugal, a fim de levantar dados sobre o seu comportamento online e disseminação das suas competências profissionais em redes sociais como Facebook e Instagram, no que diz respeito a uma futura carreira, mercado de trabalho e difusão de conhecimento. De acordo com a análise dos dados, 90% dos entrevistados estavam cientes da influência das mídias sociais no ambiente profissional, mas apenas 50% consideraram que usam seus perfis em redes sociais para disseminar suas competências, habilidades e experiências acadêmicas. Este estudo mostra que o uso das redes sociais virtuais pode ser de grande importância para a construção de uma visibilidade profissional adequada pelos estudantes em formação. Além disso, aponta que o uso dessas redes pode contribuir para a ampliação de uma cultura de compartilhamento de aprendizagem onde a interação entre os usuários é capaz de fazer com que eles adquiram conhecimentos e o compartilhem.