A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO.
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Neste trabalho relatamos uma experiência didática realizada em duas turmas do primeiro ano do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio José Bezerra de Menezes, localizada na cidade de Fortaleza/CE e desenvolvida por aluna da disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Médio I do curso de Ciências Biológicas. Em cada turma, formaram-se quatro a cinco grupos, com média de cinco a seis alunos por grupo. As equipes poderiam escolher por representar uma estrutura de DNA ou RNA e, em data determinada, apresentar para a turma o modelo produzido. Antes da fabricação, foi ministrada uma aula teórica sobre ácidos nucleicos com o auxílio do livro didático de biologia utilizado pela escola. Ao final da aula algumas perguntas foram feitas aos alunos sobre o conteúdo, com o intuito de avaliar a assimilação, como: quais as estruturas que constituem os nucleotídeos, quais são as bases nitrogenadas encontradas nos ácidos nucleicos e quais as principais diferenças entre DNA e RNA. 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