INTRODUÇÃO: O TBL é um método de aprendizagem dinâmico que proporciona um ambiente motivador e cooperativo. Embora possa existir uma sutil competição entre os educandos, a produção coletiva é realmente valorizada. Os estudantes se sentem motivados a participar, o que torna o ambiente de educação mais interessante, minimizando o desinteresse pelo aprendizado. OBJETIVO: Aplicar e avaliar o uso do TBL como estratégia no processo ensino-aprendizagem dos discentes de enfermagem sobre a política nacional de saúde do homem. METODOLOGIA: Trata-se de estudo descritivo com abordagem quantitativa realizado no mês de Março de 2017 com 23 discentes do curso de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral/CE. Para a aplicação do TBL, deve-se seguir as seguintes etapas: Preparo; Garantia do Preparo e Aplicação dos Conceitos . O material disponibilizado para preparo prévio dos discentes foi o caderno “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem”, além de artigos científicos sobre a temática. Cada discente recebeu um teste na garantia de preparo que continha 10 questões com respostas de múltipla escolha selecionadas de concursos públicos na área da enfermagem. Foi concedido o tempo de resposta individual de 30 minutos e, em seguida, as equipes puderam debater sobre o gabarito correto de cada questão, elaborando, assim, o gabarito oficial da equipe. O estudo atendeu aos preceitos ético-legais (autonomia, não maleficência, beneficência e justiça) recomendados na Resolução nº 466/2012, sobre pesquisas envolvendo seres humanos do Conselho Nacional de Saúde. RESULTADOS E DISCUSSÕES: De acordo com as questões, notou-se que o uso da metodologia ativa foi positiva para ensino-aprendizagem dos discentes de enfermagem em que a frequência de acertos foi igual a 100% após a discussão em equipe nas questões 1°, 3°, 4°, 8° e 9°, o que comprova que a aplicação da metodologia permitiu a aquisição de conhecimento e reforça o conceito da aprendizagem colaborativa, um dos diferenciais do TBL. Foi notório que os resultados individuais nas questões 2° e 6° não foram tão satisfatórios. O uso de metodologias ativas leva os estudantes a um contexto em que a educação está se moldando sem se engessar e proporciona a compreensão de que a liberdade defendida pelos educadores destes modelos– tão temida pelos que se baseiam em modelos tradicionais – pode ser a solução para desenvolver a autonomia do educando e formar um profissional criativo, reflexivo e independente. Diante da realidade do Brasil, os indicadores de saúde têm revelado altos índices de morbimortalidade da população masculina. As evidências desses indicadores apontam que um número reduzido de homens procura os serviços de saúde para um atendimento preventivo. CONCLUSÃO: Os novos modelos de aprendizagem já são uma realidade em diversas partes das instituições, e, embora possa haver alguma limitação, os resultados parecem ser motivadores e favorecem a autonomia dos estudantes. REFERÊNCIAS: ARAGÃO C.L.A. Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Estágio Curricular - 8º período. Niterói - RJ, 2011.