Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

A INFLUÊNCIA DA PEDAGOGIA TECNICISTA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DO DISCURSO DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO

Palavra-chaves: PEDAGOGIA., TECNICISTA, , ORGANIZACIONAL. Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49441
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 835
    "inscrito_id" => 2503
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA PEDAGOGIA TECNICISTA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DO DISCURSO DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO"
    "resumo" => "A tendência pedagógica tecnicista destacou-se a partir dos anos 60, sob a força do regime militar, no qual a partir de características metodológicas especificas contribuíram para que as elites se mantem na posição de dominação. Nesse contexto, a abordagem tecnicista defende a neutralidade, à racionalidade, a eficiência e a produtividade. A relação entre professor e aluno é fundamentada, principalmente, na transmissão do conhecimento, herança herdada da pedagogia tradicionalista, e é utilizado através de estímulos, reforços positivos e negativos de maneira a talhar o comportamento, mecanizar, para obter respostas desejáveis a preparar os alunos para o mundo do trabalho. O objetivo desta pesquisa buscou avaliar a influência da pedagogia tecnicista no ambiente organizacional. Os aspectos metodológicos do estudo compreendem uma pesquisa de campo de caráter exploratória, de natureza aplicada com abordagem qualitativa realizada por meio do discurso de dois entrevistados egressos do curso técnico, localizadas no município de Fortaleza, Ceará. Os resultados advindos da pesquisa rementem ao entendimento sobre a percepção a partir dos entrevistados da pedagogia tecnicista, incluindo as motivações para escolha do curso técnico, as expectativas após o termino do curso técnico e reflexões sobre esse método de ensino. Os dados resultantes do estudo permitiram concluir que a abordagem tecnicista está enraizada até os dias atuais, em diferentes contextos, com perspectivas diferenciadas. Conclui-se, portanto, que, é preciso repensar em práticas pedagógicas mais reflexivas capazes de tornar o ambiente organizacional escolar e não-escolar mais atrativo com fins a aprendizagem e ascensão social, por meio de uma educação de qualidade que se dar pela transformação interna à luz dos novos paradigmas educativos emergentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA., TECNICISTA,, ORGANIZACIONAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA70_ID2503_15092017195644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA BARROS DE OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "CARLA BARROS "
    "autor_email" => "carlabarros.9494@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49441
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 835
    "inscrito_id" => 2503
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA PEDAGOGIA TECNICISTA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DO DISCURSO DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO"
    "resumo" => "A tendência pedagógica tecnicista destacou-se a partir dos anos 60, sob a força do regime militar, no qual a partir de características metodológicas especificas contribuíram para que as elites se mantem na posição de dominação. Nesse contexto, a abordagem tecnicista defende a neutralidade, à racionalidade, a eficiência e a produtividade. A relação entre professor e aluno é fundamentada, principalmente, na transmissão do conhecimento, herança herdada da pedagogia tradicionalista, e é utilizado através de estímulos, reforços positivos e negativos de maneira a talhar o comportamento, mecanizar, para obter respostas desejáveis a preparar os alunos para o mundo do trabalho. O objetivo desta pesquisa buscou avaliar a influência da pedagogia tecnicista no ambiente organizacional. Os aspectos metodológicos do estudo compreendem uma pesquisa de campo de caráter exploratória, de natureza aplicada com abordagem qualitativa realizada por meio do discurso de dois entrevistados egressos do curso técnico, localizadas no município de Fortaleza, Ceará. Os resultados advindos da pesquisa rementem ao entendimento sobre a percepção a partir dos entrevistados da pedagogia tecnicista, incluindo as motivações para escolha do curso técnico, as expectativas após o termino do curso técnico e reflexões sobre esse método de ensino. Os dados resultantes do estudo permitiram concluir que a abordagem tecnicista está enraizada até os dias atuais, em diferentes contextos, com perspectivas diferenciadas. Conclui-se, portanto, que, é preciso repensar em práticas pedagógicas mais reflexivas capazes de tornar o ambiente organizacional escolar e não-escolar mais atrativo com fins a aprendizagem e ascensão social, por meio de uma educação de qualidade que se dar pela transformação interna à luz dos novos paradigmas educativos emergentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA., TECNICISTA,, ORGANIZACIONAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA70_ID2503_15092017195644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA BARROS DE OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "CARLA BARROS "
    "autor_email" => "carlabarros.9494@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

A tendência pedagógica tecnicista destacou-se a partir dos anos 60, sob a força do regime militar, no qual a partir de características metodológicas especificas contribuíram para que as elites se mantem na posição de dominação. Nesse contexto, a abordagem tecnicista defende a neutralidade, à racionalidade, a eficiência e a produtividade. A relação entre professor e aluno é fundamentada, principalmente, na transmissão do conhecimento, herança herdada da pedagogia tradicionalista, e é utilizado através de estímulos, reforços positivos e negativos de maneira a talhar o comportamento, mecanizar, para obter respostas desejáveis a preparar os alunos para o mundo do trabalho. O objetivo desta pesquisa buscou avaliar a influência da pedagogia tecnicista no ambiente organizacional. Os aspectos metodológicos do estudo compreendem uma pesquisa de campo de caráter exploratória, de natureza aplicada com abordagem qualitativa realizada por meio do discurso de dois entrevistados egressos do curso técnico, localizadas no município de Fortaleza, Ceará. Os resultados advindos da pesquisa rementem ao entendimento sobre a percepção a partir dos entrevistados da pedagogia tecnicista, incluindo as motivações para escolha do curso técnico, as expectativas após o termino do curso técnico e reflexões sobre esse método de ensino. Os dados resultantes do estudo permitiram concluir que a abordagem tecnicista está enraizada até os dias atuais, em diferentes contextos, com perspectivas diferenciadas. Conclui-se, portanto, que, é preciso repensar em práticas pedagógicas mais reflexivas capazes de tornar o ambiente organizacional escolar e não-escolar mais atrativo com fins a aprendizagem e ascensão social, por meio de uma educação de qualidade que se dar pela transformação interna à luz dos novos paradigmas educativos emergentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.