NA TRILHA DO INCENTIVO A PESQUISA: A EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PARTICIPAÇÃO EM UM GRUPO DE PESQUISA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49959 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 887 "inscrito_id" => 1132 "titulo" => "NA TRILHA DO INCENTIVO A PESQUISA: A EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PARTICIPAÇÃO EM UM GRUPO DE PESQUISA" "resumo" => "O presente artigo trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é apresentar uma formação diferenciada adquirida na participação no Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (GPEHSC), o grupo visa o desenvolvimento de um profissional crítico-reflexivo nas áreas de educação, história e saúde coletiva, integrando professores/pesquisadores, técnicos, estudantes de pós-graduação (lato sensu e sctrito sensu) e de graduação dos cursos de enfermagem, nutrição, medicina, pedagogia e profissionais de áreas afins, partilhando conhecimentos entre professor pesquisador e os integrantes, no qual valoriza o exercício do diálogo, promovendo a reflexão sobre a pesquisa e oportunizando o conhecimento científico. Os projetos do grupo integram pesquisas históricas, etnográficas e documentais no campo da educação. Sob enfoque metodológico de pesquisa exploratória, no intento de alcançar o objetivo optamos em realizar uma pesquisa bibliográfica, nos aportes teóricos de autores como Demo (2006), Girardello (2008), dentre outros que debatem sobre a definição de pesquisa, sobre a escrita científica, bem como a reflexividade adquirida com o desenvolvimento de pesquisas. No tocante a experiência relatada abordou-se a trajetória do grupo de pesquisa, a fim de apresentar seus objetivos e estudos realizados, discutindo os cuidados e a pessoalidade com a escrita científica, possibilitando assim a aproximação autoral. A partir do desenvolvimento do estudo, pode-se inferir que o grupo de pesquisa, específico, tem se constituído como um espaço formativo promovendo a reflexividade e contribuído para o desenvolvimento de pesquisas, oportunizando a dimensão do saber-fazer, do aprender fazendo e também da oportunidade de refletir criticamente, aprimorando o pensamento e estimulando a busca por soluções para os questionamentos surgidos cotidianamente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "INICIAÇÃO A PESQUISA, GRUPO DE PESQUISA, REFLEXÃO CRÍTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA70_ID1132_15092017212816.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIZA DA COSTA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIZA COSTA" "autor_email" => "marizadacosta16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49959 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 887 "inscrito_id" => 1132 "titulo" => "NA TRILHA DO INCENTIVO A PESQUISA: A EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA PARTICIPAÇÃO EM UM GRUPO DE PESQUISA" "resumo" => "O presente artigo trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é apresentar uma formação diferenciada adquirida na participação no Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (GPEHSC), o grupo visa o desenvolvimento de um profissional crítico-reflexivo nas áreas de educação, história e saúde coletiva, integrando professores/pesquisadores, técnicos, estudantes de pós-graduação (lato sensu e sctrito sensu) e de graduação dos cursos de enfermagem, nutrição, medicina, pedagogia e profissionais de áreas afins, partilhando conhecimentos entre professor pesquisador e os integrantes, no qual valoriza o exercício do diálogo, promovendo a reflexão sobre a pesquisa e oportunizando o conhecimento científico. Os projetos do grupo integram pesquisas históricas, etnográficas e documentais no campo da educação. Sob enfoque metodológico de pesquisa exploratória, no intento de alcançar o objetivo optamos em realizar uma pesquisa bibliográfica, nos aportes teóricos de autores como Demo (2006), Girardello (2008), dentre outros que debatem sobre a definição de pesquisa, sobre a escrita científica, bem como a reflexividade adquirida com o desenvolvimento de pesquisas. No tocante a experiência relatada abordou-se a trajetória do grupo de pesquisa, a fim de apresentar seus objetivos e estudos realizados, discutindo os cuidados e a pessoalidade com a escrita científica, possibilitando assim a aproximação autoral. A partir do desenvolvimento do estudo, pode-se inferir que o grupo de pesquisa, específico, tem se constituído como um espaço formativo promovendo a reflexividade e contribuído para o desenvolvimento de pesquisas, oportunizando a dimensão do saber-fazer, do aprender fazendo e também da oportunidade de refletir criticamente, aprimorando o pensamento e estimulando a busca por soluções para os questionamentos surgidos cotidianamente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "INICIAÇÃO A PESQUISA, GRUPO DE PESQUISA, REFLEXÃO CRÍTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA70_ID1132_15092017212816.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIZA DA COSTA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIZA COSTA" "autor_email" => "marizadacosta16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }