CONTEXTUALIZAÇÃO DO DO BIOMA CAATINGA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49701 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 1750 "titulo" => "CONTEXTUALIZAÇÃO DO DO BIOMA CAATINGA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO" "resumo" => "O Bioma Caatinga possui 734.478 de quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 11% do território nacional. Mesmo sendo um bioma bem diversificado, sua abordagem nos livros e materiais didáticos ainda é muitas vezes associado apenas à imagem de seca, consequentemente, transmitindo uma ideia de pobreza de biodiversidade. O ensino contextualizado, pode contribuir para descontruir essa imagem negativa, através de abordagens que apresentem o bioma em sua amplitude de possibilidades, associadas à utilização de recursos metodológicos diferenciados, promoverem melhorias no processo ensino-aprendizagem, além de contribuir para despertar, nos alunos, uma percepção ambiental crítica. Nessa perspectiva, este trabalho objetivou produzir uma cartilha para contextualização da temática “O homem e a Caatinga”, para ser utilizada com alunos do Ensino fundamental II, como material didático complementar ao Livro Didático. O trabalho constituiu-se de duas etapas fundamentais. Na primeira etapa realizou-se o levantamento dos conteúdos abordados no livro didático utilizado no município, fazendo-se correlação com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, realizou-se uma análise dos assuntos relacionados ao homem e o bioma caatinga, que não eram abordados, ou eram apresentados com superficialidade, não contextualizando a realidade local, no livro didático. Em complemento a esta etapa, seguiu-se com a elaboração de uma cartilha intitulada: O homem e o Bioma Caatinga, que aborda temáticas importantes para entendimento das dificuldades encontradas na região e estratégias de convivência com o semiárido. A partir da avaliação criteriosa do livro didático, percebeu-se que os conteúdos eram abordados de forma simplificada, apresentando conceitos superficiais e, na maioria das vezes, sem contextualização com o cotidiano dos alunos. Assim, a proposição das temáticas apresentadas na cartilha permite aos alunos relacionar o que é visto na sala de aula, no currículo formal, com a sua vida cotidiana, o que possibilita uma ressignificação do aprendizado, possibilitando uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "palavra_chave" => "ENSINO TRADICIONAL., APROXIMAÇÃO ALUNO-COTIDIANO, TEMÁTICA REGIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA80_ID1750_10092017225656.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA AUXILIADORA MONTE BARBOSA" "autor_nome_curto" => "AUXILIADORA" "autor_email" => "dasinhamonte@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTATUAL DO CEARA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49701 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 1750 "titulo" => "CONTEXTUALIZAÇÃO DO DO BIOMA CAATINGA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO" "resumo" => "O Bioma Caatinga possui 734.478 de quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 11% do território nacional. Mesmo sendo um bioma bem diversificado, sua abordagem nos livros e materiais didáticos ainda é muitas vezes associado apenas à imagem de seca, consequentemente, transmitindo uma ideia de pobreza de biodiversidade. O ensino contextualizado, pode contribuir para descontruir essa imagem negativa, através de abordagens que apresentem o bioma em sua amplitude de possibilidades, associadas à utilização de recursos metodológicos diferenciados, promoverem melhorias no processo ensino-aprendizagem, além de contribuir para despertar, nos alunos, uma percepção ambiental crítica. Nessa perspectiva, este trabalho objetivou produzir uma cartilha para contextualização da temática “O homem e a Caatinga”, para ser utilizada com alunos do Ensino fundamental II, como material didático complementar ao Livro Didático. O trabalho constituiu-se de duas etapas fundamentais. Na primeira etapa realizou-se o levantamento dos conteúdos abordados no livro didático utilizado no município, fazendo-se correlação com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, realizou-se uma análise dos assuntos relacionados ao homem e o bioma caatinga, que não eram abordados, ou eram apresentados com superficialidade, não contextualizando a realidade local, no livro didático. Em complemento a esta etapa, seguiu-se com a elaboração de uma cartilha intitulada: O homem e o Bioma Caatinga, que aborda temáticas importantes para entendimento das dificuldades encontradas na região e estratégias de convivência com o semiárido. A partir da avaliação criteriosa do livro didático, percebeu-se que os conteúdos eram abordados de forma simplificada, apresentando conceitos superficiais e, na maioria das vezes, sem contextualização com o cotidiano dos alunos. Assim, a proposição das temáticas apresentadas na cartilha permite aos alunos relacionar o que é visto na sala de aula, no currículo formal, com a sua vida cotidiana, o que possibilita uma ressignificação do aprendizado, possibilitando uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "palavra_chave" => "ENSINO TRADICIONAL., APROXIMAÇÃO ALUNO-COTIDIANO, TEMÁTICA REGIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA80_ID1750_10092017225656.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA AUXILIADORA MONTE BARBOSA" "autor_nome_curto" => "AUXILIADORA" "autor_email" => "dasinhamonte@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTATUAL DO CEARA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }