Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

FILME CARTA: A TRAVESSANDO OLHARES PELA LENTE DO AUDIOVISUAL

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      O Presente trabalho é resultado da análise de produções audiovisuais que envolveram o projeto projeto de extensão Cinema e Educação: despontando cidadania para além dos muros da UFPI, da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, em parceria com o projeto Inventar com a Diferença: Cinema e Direitos Humanos, desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense. Especificamente, foi discutido os filmes-cartas que integram a etapa final do projeto de formação oferecido aos professores de escolas públicas de Parnaíba e das regiões vizinhas, o acervo analisado contou com  filmes-cartas produzidos por professores dessas escolas, o objetivo foi analisar a relação dos filmes-cartas com o processo educativo, a partir da descrição de como o dispositivo trabalhado pode ser relacionado à prática da cidadania e à compreensão dos Direitos Humanos. Buscou nos referenciais teóricos de Migliorin (2014), Mazzuoli (2006), entre outros, dialogar com a temática. Esse artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa e documental. O estudo mostrou com a realização dos dispositivos cinematográficos, nesse caso o filme-carta, o quanto ele possibilita repensar o lugar a pedagogia, proporcionando um processo pedagógico criativo, dentro dos direitos humanos e da educação.
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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

RESUMO O Presente trabalho é resultado da análise de produções audiovisuais que envolveram o projeto projeto de extensão Cinema e Educação: despontando cidadania para além dos muros da UFPI, da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, em parceria com o projeto Inventar com a Diferença: Cinema e Direitos Humanos, desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense. Especificamente, foi discutido os filmes-cartas que integram a etapa final do projeto de formação oferecido aos professores de escolas públicas de Parnaíba e das regiões vizinhas, o acervo analisado contou com filmes-cartas produzidos por professores dessas escolas, o objetivo foi analisar a relação dos filmes-cartas com o processo educativo, a partir da descrição de como o dispositivo trabalhado pode ser relacionado à prática da cidadania e à compreensão dos Direitos Humanos. Buscou nos referenciais teóricos de Migliorin (2014), Mazzuoli (2006), entre outros, dialogar com a temática. Esse artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa e documental. O estudo mostrou com a realização dos dispositivos cinematográficos, nesse caso o filme-carta, o quanto ele possibilita repensar o lugar a pedagogia, proporcionando um processo pedagógico criativo, dentro dos direitos humanos e da educação.

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