HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: A BUSCA POR ABORDAGENS LÚDICAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49868 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 826 "inscrito_id" => 2112 "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: A BUSCA POR ABORDAGENS LÚDICAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA" "resumo" => """ O ensino de química, bem como o das outras ciências básicas, por lidarem com conceitos, representações, fórmulas matemáticas, símbolos, tabelas, gráficos, esquemas, modelos e outras formas de representação, inclusive de expressões pouco usuais no cotidiano de não profissionais dessas áreas, resulta em barreiras pedagógicas e até epistemológicas, tendo em vista a natureza do próprio conhecimento que aborda, no processo de ensino e aprendizado no nível básico de educação, buscou-se fazer frente a dificuldades conceituais relacionadas a conteúdos de química a produção de histórias em quadrinhos (HQs). As histórias em quadrinhos (HQs) começam a ser reconhecidas com temas infantis no século XIX. Com o passar do tempo nos apresentou super-heróis, fez críticas políticas e a problematizações sociais e atualmente também é utilizada nas escolas como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem em busca de alternativas que viabilizem a compreensão de determinados conteúdos pelos alunos. Abordagens dessa natureza aproximam educadores de uma questão de coerência educacional, através da possibilidade de“observar as ilusões, desilusões e embustes veiculados pelas histórias em quadrinhos nos livros didáticos destinados às crianças.\r\n Projeto desenvolvido junto a uma escola da cidade de Mossoró/RN no âmbito do PIBID, subprojeto de Química, por um grupo de 12 alunos do ensino médio das três séries, onde foram dividido em grupos, foi realizado escolha de temas a ser trabalhando, feito pesquisas, debates sobre assuntos relacionados aos temas escolhidos. Foi realizado A confecção de dois HQs uma foi realizada manualmente, com desenhos a mão livre em folhas do tipo Ofício, A4, cortados ao meio. O outro grupo produziu a HQ fazendo uso de softwares para a criação dos desenhos. Ambas produções culminaram em livretos em tamanho equivalente a metade de uma folha A4. Percebeu-se que experiências dessa natureza conseguem produzir nos alunos momentos de descontração, gerando um ambiente propício para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, que o interesse pelos próprios assuntos inerentes a química, foi crescente a medida que eles percebiam que a qualidade de suas produções, era garantida em grande parte pelo cuidado com a linguagem científica e com o rigoroso tratamento que davam ao conhecimento que ali estava sendo transmitido aos leitores, ainda que com humor e com a leveza característica dos HQs. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "CONTEÚDO, ABORDAGEM,COMPREENSÃO, OBSERVAR, ALUNO, EDUCAÇÃO, DIDÁTICO,CONHECIMENTO,TEXTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA33_ID2112_15092017194608.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELE OLIVEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MIKAELE SOUZA" "autor_email" => "mikaeli_1992@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49868 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 826 "inscrito_id" => 2112 "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: A BUSCA POR ABORDAGENS LÚDICAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA" "resumo" => """ O ensino de química, bem como o das outras ciências básicas, por lidarem com conceitos, representações, fórmulas matemáticas, símbolos, tabelas, gráficos, esquemas, modelos e outras formas de representação, inclusive de expressões pouco usuais no cotidiano de não profissionais dessas áreas, resulta em barreiras pedagógicas e até epistemológicas, tendo em vista a natureza do próprio conhecimento que aborda, no processo de ensino e aprendizado no nível básico de educação, buscou-se fazer frente a dificuldades conceituais relacionadas a conteúdos de química a produção de histórias em quadrinhos (HQs). As histórias em quadrinhos (HQs) começam a ser reconhecidas com temas infantis no século XIX. Com o passar do tempo nos apresentou super-heróis, fez críticas políticas e a problematizações sociais e atualmente também é utilizada nas escolas como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem em busca de alternativas que viabilizem a compreensão de determinados conteúdos pelos alunos. Abordagens dessa natureza aproximam educadores de uma questão de coerência educacional, através da possibilidade de“observar as ilusões, desilusões e embustes veiculados pelas histórias em quadrinhos nos livros didáticos destinados às crianças.\r\n Projeto desenvolvido junto a uma escola da cidade de Mossoró/RN no âmbito do PIBID, subprojeto de Química, por um grupo de 12 alunos do ensino médio das três séries, onde foram dividido em grupos, foi realizado escolha de temas a ser trabalhando, feito pesquisas, debates sobre assuntos relacionados aos temas escolhidos. Foi realizado A confecção de dois HQs uma foi realizada manualmente, com desenhos a mão livre em folhas do tipo Ofício, A4, cortados ao meio. O outro grupo produziu a HQ fazendo uso de softwares para a criação dos desenhos. Ambas produções culminaram em livretos em tamanho equivalente a metade de uma folha A4. Percebeu-se que experiências dessa natureza conseguem produzir nos alunos momentos de descontração, gerando um ambiente propício para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, que o interesse pelos próprios assuntos inerentes a química, foi crescente a medida que eles percebiam que a qualidade de suas produções, era garantida em grande parte pelo cuidado com a linguagem científica e com o rigoroso tratamento que davam ao conhecimento que ali estava sendo transmitido aos leitores, ainda que com humor e com a leveza característica dos HQs. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "CONTEÚDO, ABORDAGEM,COMPREENSÃO, OBSERVAR, ALUNO, EDUCAÇÃO, DIDÁTICO,CONHECIMENTO,TEXTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA33_ID2112_15092017194608.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELE OLIVEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MIKAELE SOUZA" "autor_email" => "mikaeli_1992@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }